Com a presença de gestores das cinco regiões do Brasil e convidados da sociedade civil e do poder público, teve início, na terça-feira (25), em Fortaleza (CE), na Biblioteca Pública do Estado (Bece), o Encontro Anual do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas 2025. O evento segue até o dia 27, mas, no entanto, os próximos dois dias têm atividades fechadas apenas para convidados.
A abertura do Encontro contou com falas institucionais, apresentação das políticas da Secretaria de Formação Artística e Cultura Livro e Leitura (Sefli) do Ministério da Cultura (MinC), troca de experiências além de debates sobre remição pela leitura no sistema prisional e conversas sobre o papel dos bibliotecários na qualificação dos espaços e das ações.
- Foto: Acervo BECE / CE
Além das falas institucionais, destaque também para a entrega de livros novos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) + Bibliotecas para a Bece, a instituição recebeu acervo com obras literárias para as infâncias. “Esse encontro só se realiza porque nós temos os Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas. Vocês, aqui presentes, articulam as políticas. A Biblioteca Pública Estadual de cada unidade da federação no Brasil é a cabeça, é a biblioteca-mãe da rede. E nós só estamos aqui, enquanto Sistema Nacional de Cultura (SNC), porque existe uma pactuação federativa”, frisou Fabiano Piúba, secretário de formação artística e cultural, livro e leitura do Ministério da Cultura.
“Muito bom receber, aqui no Ceará, o Encontro do Sistema, que sejam bem acolhidos aqui. E aproveitaremos para compartilhar um pouco do que está sendo feito aqui nas nossas políticas estaduais do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. E, junto do MinC, nessa soma de ações federativas, temos conseguidos fortalecer e inovar com ações permanentes para a área”, apontou a Luísa Cela, secretária de cultura do Ceará.
“Hoje é um dia muito especial para nós, que fazemos a Bece que em 2025 fez 158 anos. A biblioteca foi contemplada com duas premiações que mostram a qualidade e o poder dos livros. Alegria muito grande em receber o encontro do SNBP”, afirmou Enide Vidal, diretora da Biblioteca Pública Estadual do Ceará.
“Quero agradecer ao MinC pela parceria, por ter confiado à Bece a gente acolher esse importante evento. Esse encontro é muito importante para os sistemas, não apenas do ponto de vista das atualizações, mas dessa troca de experiências”, ressaltou Suzete Nunes, Superintendente da Biblioteca Pública Estadual do Ceará.
Políticas públicas
Durante sua apresentação, o secretário Piúba informou que o novo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) está na reta final e deve ser lançado em breve, pautando a política pública do livro para os próximos 10 anos. E citou ainda que as bibliotecas públicas e comunitárias de todo o Brasil já estão recebendo acervos novos com os livros do PNLD.
“Precisamos ter uma ideia de uma biblioteca viva, de biblioteca ativa, de um centro cultural, que faça sentido pela comunidade, que traga muitos outros elementos além da pesquisa. A biblioteca que age com a comunidade, essa não está em crise, ela é um espaço cidadão e que tem uma dimensão criativa”, apontou Jéferson Assumção, diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas
A coordenadora-geral Nadja Cezar frisou a relevância da integração entre os sistemas e a necessidade de produção de indicadores e dados. “A nossa vontade é se conectar a algo maior – no dia a dia atuamos bem, mas se estamos em coletivo, a gente atua melhor ainda. Importante estar junto para potencializar os esforços e resultados”, citou Nadja Cezar, coordenadora-geral de literatura e bibliotecas.
Saiba mais
O evento tem o objetivo de promover a troca de experiências, discutir desafios e construir soluções inovadoras para fortalecer a gestão das bibliotecas públicas e comunitárias em todo o Brasil. O encontro é um espaço estratégico para reunir representantes das coordenações estaduais e distrital de bibliotecas públicas, profissionais da área, gestores e entusiastas da cultura.
Durante três dias serão debatidos temas essenciais para as bibliotecas brasileiras, como: Remição de Pena pela Leitura, PNLD e sua integração com as bibliotecas; PNAB aplicado às bibliotecas; Formação do profissional bibliotecário; Bibliodiversidade e Programas de Leitura nos Estados.
Além desses temas, a ação é também para celebrar entregas importantes que aconteceram recentemente, a citar: o lançamento do novo site do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e a apresentação da Instrução Normativa MinC Nº 27, de 29 de outubro de 2025 que estabelece normas e procedimentos para o cadastro e a certificação das Bibliotecas Públicas, Comunitárias e Associadas pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. As práticas vêm para modernizar a publicidade dos atos, facilitando o acesso à informação, e integrando, ainda mais, a Rede Nacional, de forma mais colaborativa e articulada.
Sobre o SNBP
O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) foi criado em 1992 e visa proporcionar à população bibliotecas públicas estruturadas, de modo a favorecer a formação do hábito de leitura e estimular a comunidade ao acompanhamento do desenvolvimento sociocultural do País. O SNBP atua em articulação e parceria com 27 Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas (SEBPs) a fim de fortalecer as ações de estímulo ao livro, à leitura e às bibliotecas.
Saiba mais no site do SNBP.
A abertura do Encontro está disponível no youtube da Biblioteca Bece e do MinC.
Fonte: Ministério da Cultura

