28.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaEm entrevista à Rádio Nacional da Amazônia, secretária do MinC fala sobre...

Em entrevista à Rádio Nacional da Amazônia, secretária do MinC fala sobre fomento, pacto federativo e futuro da cultura no estado

Publicado em

Em entrevista à Rádio Nacional da Amazônia nesta quinta-feira (9), a secretária de Articulação Federativa e Comitês de Cultura (SAFC) do Ministério da Cultura (MinC), Roberta Martins, destacou o compromisso do governo federal em fortalecer a cultura no Amazonas por meio de um robusto pacto federativo. A participação ocorreu durante o primeiro dia do 2º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura do Amazonas.

Durante a conversa com a jornalista Ana Pimenta no programa “Mosaico”, a secretária comparou a estrutura desejada para o setor cultural com a do Sistema Único de Saúde (SUS). “O Sistema Nacional de Cultura, o Sistema Estadual e o Municipal de Cultura têm que ser tão articulados e fortes que a gente consiga garantir os direitos culturais das pessoas em cada território”, afirmou.

Roberta Martins ressaltou que a aproximação com os gestores locais é uma prioridade da gestão da ministra Margareth Menezes e do presidente Lula. “A nossa vontade é sempre discutir com as pessoas da cultura do Amazonas. Olhar a cultura como um ativador, aquele motor que dá força para o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo”, disse.

Investimentos e Reconhecimento

A secretária celebrou os futuros investimentos da Política Nacional Aldir Blanc no estado. O Amazonas, incluindo seus 62 municípios, tem uma projeção de receber R$ 241,2 milhões nos próximos ciclos da lei. Ela também elogiou a execução local dos recursos da Lei Paulo Gustavo. “O Amazonas arrasou, foi incrível na ativação das ações afirmativas, conseguindo superar as dificuldades para que os recursos chegassem a todos, como às comunidades ribeirinhas. Estão de parabéns”, comentou.

O MinC participou da abertura do encontro em Manaus, com o coordenador-geral administrativo da SAFC, Fábio Riani.

Durante o evento, que segue até sábado (11), o Ministério da Cultura manterá um estande para orientar gestores e artistas sobre políticas de fomento e editais. “É tempo de pacto federativo com o estado e com os municípios”, concluiu a secretária. Ao final, ela expressou seu apoio para que o Teatro Amazonas se torne Patrimônio Mundial, uma marca de reconhecimento para a cultura brasileira.



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar