20.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaConferência da Diáspora Africana nas Américas traduz sua voz na Carta de...

Conferência da Diáspora Africana nas Américas traduz sua voz na Carta de Recomendações

Publicado em

Entre os dias 29 e 31 de agosto de 2024, foi realizada em Salvador, Bahia, Brasil, a Conferência da Diáspora Africana nas Américas, que reuniu representantes governamentais, com a presença de líderes de países africanos e das Américas, membros de organizações internacionais e regionais, além de referências da sociedade civil, como pesquisadores e estudiosos do tema, movimentos sociais, setor cultural e setores público e privado.

Inédita como processo de organização do Congresso Pan-Africano, a Conferência é fruto da parceria entre a União Africana, o Governo de Togo, o Governo Federal e o Governo da Bahia, com apoio da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Instituto Brasil África (IBRAF). Sua realização reafirma a relação do Brasil com os países africanos e com a União Africana, assim como com os países que compõem a Afrodiáspora nas Américas, para fortalecer o diálogo e a cooperação em áreas como desenvolvimento econômico, justiça social, promoção da igualdade racial, direitos humanos e cultura. 

Ao todo, mais de 50 delegações, de países africanos e das Américas e de organizações internacionais participaram do encontro que constituiu marco histórico dos Congressos Pan-Africanos, por fortalecer as vozes da 6ª região do Continente Africano, que representa a Diáspora Africana, junto à União Africana.  

A ampla diversidade de representações da sociedade civil da Diáspora Africana levou à elaboração conjunta da Carta de Recomendações da Conferência da Diáspora Africana nas Américas, debatida a partir de quatro temas: Pan-Africanismo; Memória; Reconstrução; Reparação e Restituição. 

Entregue formalmente por representações da sociedade civil para representantes da União Africana e do Governo do Togo, no dia 31 de agosto de 2024, durante o encerramento da Conferência da Diáspora Africana nas Américas, a Carta será enviada aos representantes do 9º Congresso Pan-africano, a ser realizado em Lomé, entre os dias 29 de outubro e 02 de novembro de 2024.



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar