21.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaCom recurso da PNAB, MinC entrega reforma e modernização do Memorial Esperança...

Com recurso da PNAB, MinC entrega reforma e modernização do Memorial Esperança Garcia

Publicado em

O secretário-executivo do Ministério da Cultura (MinC), Márcio Tavares, participa nesta terça-feira, (18), da inauguração do Memorial Esperança Garcia, em Teresina (PI) realizada pelo Governo do Piauí. O espaço acaba de ser reformado e modernizado através de um investimento de mais de R$ 1 milhão por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

Com o recurso do Governo Federal, o espaço cultural retoma suas atividades renovado, ampliado e com condições reforçadas para abrigar ações de memória, formação e difusão cultural no estado.

Criado em 2007 e originalmente chamado Memorial Zumbi dos Palmares, o equipamento foi reaberto em 2017 com o nome Memorial Esperança Garcia — mulher negra escravizada reconhecida como a primeira peticionária do Brasil e símbolo da resistência afro-brasileira. A nova entrega, simbolicamente, ocorre às vésperas do Dia da Consciência Negra, fortalecendo o compromisso do MinC com políticas de reparação histórica, preservação da memória e valorização da cultura negra em todo o país.

Dando continuidade à sua agenda em Teresina, Márcio Tavares visitará às 10h as obras de modernização da Biblioteca Estadual Desembargador Cromwell de Carvalho, um projeto que recebe R$ 1,4 milhão em investimentos da Política Nacional Aldir Blanc para dobrar sua capacidade de atendimento.

Em seguida, às 11h, o secretário participará, na Central de Artesanato Mestre Dezinho, da solenidade de entrega do selo “É Artesanal, tem na Central!” a 13 lojas de artesanato, uma iniciativa que certifica a qualidade e a autenticidade da produção local. No mesmo evento, será lançada a plataforma virtual da carteira do artesão.

Inauguração da reforma e modernização do Memorial Esperança Garcia 
Data: 18 de novembro de 2025 
Local: Memorial Esperança Garcia – Avenida Miguel Rosa, Teresina (PI) 



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar