Representantes da sociedade civil do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) e dirigentes do Ministério da Cultura realizaram, nesta quinta (14), uma roda de conversa para debater a transversalidade de políticas públicas culturais com outros colegiados de participação social. A atividade aconteceu como programação paralela do Fórum Interconselhos, que ao longo de dois dias reuniu dezenas de conselhos participativos em Brasília, com o objetivo de fortalecer o diálogo e a articulação entre governo e sociedade civil.
O diretor do Sistema Nacional de Cultura do MinC, Junior Afro, que também é secretário-executivo do CNPC, explicou que a ação foi pensada para compartilhar experiências com outros colegiados.
“Tendo em vista a potência da cultura e da política cultural para a transformação social e para a emancipação da sociedade, precisamos debater também o papel que tem essa articulação entre nós. Por isso, a gente trouxe parte da equipe do Ministério da Cultura, para apresentar um pouco de como a gente está trabalhando com política territorial e as especificidades do setor cultural nesse campo”, afirmou.
Os conselheiros do CNPC maestro André Luis, Paulo Lêonidas de Barros e Carmen Negrão participaram da atividade. Ao longo da conversa, eles falaram sobre a importância de estar mais próximos de outros conselhos participativos e entender como outros colegiados atuam nos respectivos setores.
Representando o MinC e sua entidades vinculadas, participaram o coordenador-geral da diretoria de Assistência Técnica a Estados, Distrito Federal e Municípios (Dast), Binho Riani Perinotto, a técnica de suporte da Dast, Fernanda Pacini Valls, a coordenadora-geral dos Comitês de Cultura, Patrícia Martins, a coordenadora de apoio a colegiados, Luisa Abbott, e a coordenadora-geral substituta do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Laís Helena de Queiroz.
A equipe debateu sobre assuntos como a participação social na Política Nacional Aldir Blanc, lembrando o material lançado para orientar gestores e sociedade civil na construção coletiva da política. Foram discutidos ainda a consolidação do Sistema Nacional de Cultura, o Sistema Nacional Setorial de Patrimônio Cultural, o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) e a Política Nacional Cultura Viva (PNCV), com Pontos e Pontões de Cultura.
O Fórum
O Fórum Interconselhos é um espaço que reúne conselhos e colegiados de participação social de diferentes áreas, com caráter plural e representativo. A reunião, promovida pela Secretaria-Geral da Presidência da República, foi realizada nos dias 13 e 14 de agosto, no auditório do Ministério de Minas e Energia, em Brasília, e teve como tema “Da Reconstrução à Nova Estratégia Nacional de Participação Social: Territórios e Plataforma Digital Brasil Participativo”.
O encontro marcou o início de debates e ações voltadas a fortalecer os mecanismos de participação social, com foco na territorialização, na educação popular e na integração das iniciativas por meio da plataforma digital Brasil Participativo.
Fonte: Ministério da Cultura