Notícias
RIO DE JANEIRO
Atendimento ao público segue por e-mail durante processo de reinstalação
Publicado em
31/07/2025 17h38
Atualizado em
01/08/2025 08h58
O Centro Lucio Costa (CLC), unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), está em processo de retorno ao Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio de Janeiro (RJ), e em breve retomará suas atividades presenciais no prédio, onde ocupará os 7º e 8º andares. Ícone da arquitetura moderna brasileira, o prédio foi restaurado pelo Iphan e reinaugurado em maio de 2025.
Com o retorno ao prédio, o CLC passará a integrar um espaço que reúne áreas de visitação e atividades administrativas do Ministério da Cultura e de suas instituições vinculadas, incluindo o próprio Iphan.
O Centro Lucio Costa é uma unidade especial vinculada ao Departamento de Articulação, Fomento e Educação (Dafe) do Iphan, com foco na formação e capacitação de profissionais que atuam na preservação do patrimônio cultural. Entre suas principais frentes estão o Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural e o Centro Regional de Formação em Gestão do Patrimônio – Centro Lúcio Costa (CLC-CC2).
Reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como centro de categoria 2, o CLC-CC2 integra uma rede internacional composta por 81 instituições voltadas a temas estratégicos em diferentes regiões do mundo. É um dos dois centros da categoria dedicados ao Patrimônio Mundial nas Américas. Embora não financiados pela Unesco, os centros de categoria 2 operam com respaldo institucional da organização, por meio de acordos firmados com os Estados membros e aprovados pela Conferência Geral.
Fonte: Ministério da Cultura