15.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaCentro Lucio Costa (CLC) retoma, gradualmente, suas atividades no Palácio Gustavo Capanema

Centro Lucio Costa (CLC) retoma, gradualmente, suas atividades no Palácio Gustavo Capanema

Publicado em

Notícias

RIO DE JANEIRO

Atendimento ao público segue por e-mail durante processo de reinstalação


Publicado em

31/07/2025 17h38



Atualizado em
01/08/2025 08h58

O Centro Lucio Costa (CLC), unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), está em processo de retorno ao Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio de Janeiro (RJ), e em breve retomará suas atividades presenciais no prédio, onde ocupará os 7º e 8º andares. Ícone da arquitetura moderna brasileira, o prédio foi restaurado pelo Iphan e reinaugurado em maio de 2025. 

Com o retorno ao prédio, o CLC passa a integrar um espaço que reúne áreas de visitação e atividades administrativas do Ministério da Cultura e de suas instituições vinculadas, incluindo o próprio Iphan. 

O Centro Lucio Costa é uma unidade especial vinculada ao Departamento de Articulação, Fomento e Educação (Dafe) do Iphan, com foco na formação e capacitação de profissionais que atuam na preservação do patrimônio cultural. Entre suas principais frentes estão o Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural e o Centro Regional de Formação em Gestão do Patrimônio – Centro Lúcio Costa (CLC-CC2). 

Reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como centro de categoria 2, o CLC-CC2 integra uma rede internacional composta por 81 instituições voltadas a temas estratégicos em diferentes regiões do mundo. É um dos dois centros da categoria dedicados ao Patrimônio Mundial nas Américas. Embora não financiados pela Unesco, os centros de categoria 2 operam com respaldo institucional da organização, por meio de acordos firmados com os Estados membros e aprovados pela Conferência Geral. 



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar