22.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaBrasil participa de 2º Encontro Internacional Cultura Infância

Brasil participa de 2º Encontro Internacional Cultura Infância

Publicado em

O Brasil esteve presente no 2º Encontro Internacional Cultura Infância, realizado entre os dias 20 e 24 de agosto, em Santiago, capital chilena. O evento reuniu artistas, gestores e articuladores culturais de países ibero-americanos como Chile, Argentina, Colômbia, Peru, Espanha e Reino Unido, para promover o intercâmbio cultural, fortalecer a cooperação internacional e debater políticas públicas voltadas à infância. O Brasil já havia participado da primeira edição do encontro, em outubro do ano passado, na província de Córdoba, Argentina.

A diretora de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Karina Gama, representou o governo brasileiro e destacou a importância da participação do país nesse tipo de iniciativa. “A participação do Ministério reforça o compromisso do Brasil com a valorização da infância como sujeito central das políticas culturais. Esses espaços de cooperação ibero-americana reafirmam que a infância não pode ser pensada apenas como futuro, mas como presente, demandando ações concretas e urgentes de democratização do acesso à cultura, fortalecimento das redes e reconhecimento e promoção dos direitos culturais da infância”, afirmou.

O encontro foi realizado no contexto do FamFest 2025, um dos maiores festivais de teatro familiar da América Latina. Realizado em diversos territórios do Chile, o festival amplia o acesso de crianças e suas famílias às artes cênicas e reforça o papel da cultura como direito fundamental desde a infância.

IberCultura Viva

Presidido pelo Brasil, o IberCultura Viva – programa de cooperação que reúne 14 países com políticas culturais inspiradas no modelo brasileiro de Pontos de Cultura – também marcou presença no Encontro realizado no Chile.

O IberCultura Viva integra o grupo de organizações fundadoras da Rede Internacional Cultura Infância, lançada oficialmente em 20 de março deste ano. A nova Rede reúne países do território ibero-americano que compartilham a missão de defender os direitos culturais de crianças e adolescentes. Seu objetivo é assegurar o acesso à arte, à cultura e à livre expressão desde os primeiros anos de vida.

Entre os integrantes da rede estão o Famfest (Chile), o FIL Festival (Rio de Janeiro, Brasil), o Festival Mostra Espetacular (Curitiba, Brasil), o Festival Internacional de Teatro de Manizales (Colômbia), a Agência Córdoba Cultura (Argentina), o projeto Kunumi: Escuela de Espectadores – linha Infâncias (Misiones, Argentina), a plataforma Infancias.CBA (Córdoba, Argentina), o Iberescena e o próprio IberCultura Viva.



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar