24.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaAo lado de Lula, ministra da Cultura participa de almoço em comemoração...

Ao lado de Lula, ministra da Cultura participa de almoço em comemoração ao 8 de março

Publicado em

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou, nesta sexta-feira (8), de um almoço em alusão ao Dia Internacional das Mulheres com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama, Janja da Silva, ministras de Estado e servidoras do governo federal. Em comemoração ao dia 8, cantou a música “Mulher Brasileira”, de Benito de Paula. Com o tradicional “O canto da cidade”, a cantora Daniela Mercury, que será a principal atração da noite de encerramento do Festival da Cultura, também soltou a voz no evento presidencial.

Há poucos quilômetros do Palácio do Planalto, o local escolhido para a celebração não é uma referência apenas gastronômica, mas também um palco cultural na cidade por conta das tradicionais rodas de samba aos sábados. O restaurante está localizado na Vila Planalto, em Brasília.

Ao discursar para suas convidadas, o presidente Lula reforçou o compromisso do governo em promover as ações com foco nas mulheres e na busca pela igualdade de gênero. Mas lembrou que essa luta é um contencioso milenar e que ainda há muito o que ser feito.

“Nunca se contentem com o que já conquistaram. O que já conquistaram é bom e a gente reconhece. Mas a conquista é uma coisa que instiga a gente a querer mais e a exigir mais. O sucesso das mulheres na vida política, no mundo do trabalho, na vida cultural não é favor de governo. É conquista de vocês”, afirmou.

Segundo o presidente, mesmo que a Constituição estabeleça que homens e mulheres são iguais, é preciso promover uma mudança cultural na sociedade brasileira sobre o tema. “As nossas conquistas democráticas são recentes e as conquistas das mulheres são mais recentes ainda. Não basta só estar na Constituição. É preciso incutir na cabeça das pessoas como é bom ser civilizado, se respeitar e garantir que não haja diferença de gênero e desigualdade racial”, finalizou.

Além da Margareth Menezes, estavam presentes as ministras Cida Gonçalves, das Mulheres; Sonia Guajajara, dos Povos Indígenas; Esther Dweck, da Gestão e Inovação em Serviços Públicos; Anielle Franco, da Igualdade Racial; Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima; e Nísia Trindade, da Saúde. A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, está em agenda na República Dominicana.

Festival de Cultura

À noite, Daniela Mercury encerrará o Festival da Cultura, que ocorre no Centro de Convenções Ulysses Guimarães como parte da programação da 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC).

O Festival é apresentado e patrocinado pelo Banco do Brasil, com realização do Ministério da Cultura e do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), e correalizado pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI). Além disso, conta com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil).



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar