Acontece nos dias 7 e 8 de outubro, no Sesc Bom Retiro, em São Paulo, o 1º Seminário Nacional de Ações Afirmativas na Cultura: Política Nacional Aldir Blanc em Todo Canto do Brasil, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC). A ministra Margareth Menezes participa do evento em um bate-papo no primeiro dia, a partir das 17h30. Antes disso, a mesa de abertura, às 10h, com o tema “Ações afirmativas na cultura para construção do bem viver”, terá a presença da influenciadora, jornalista e youtuber, Tia Má, a coordenadora de comunicação institucional em Geledés Instituto da Mulher Negra, Natália Carneiro; a escritora, professora e ativista indígena, Eliane Potiguara; e o influenciador e ativista, Ivan Baron.
O seminário tem como objetivo debater e fomentar políticas públicas voltadas à promoção da diversidade, da equidade e da inclusão social. O encontro reunirá gestores públicos, pesquisadores, agentes culturais, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil. “Nosso compromisso é ampliar o acesso, fortalecer identidades e garantir que a diversidade brasileira seja reconhecida e valorizada. Cada ação afirmativa que construímos é também um passo de inclusão real, para que cada pessoa possa se expressar e transformar a sociedade por meio da cultura”, destaca a ministra da Cultura, Margareth Menezes.
O 1º Seminário de Ações Afirmativas na Cultura: Política Nacional Aldir Blanc em Todo Canto do Brasil é uma realização do Ministério da Cultura, em parceria com o Sesc-SP e o Comitê de Cultura em São Paulo.
Programação
O Seminário inclui mesas de debate, rodas de conversa, falas inspiradoras e apresentações artísticas de poesia e slam. Na terça-feira, (7), para dialogar sobre memória, conquista e futuro, a partir da perspectiva das ações afirmativas na cultura, os convidados são o pesquisador e agente cultural, George Bispo; a ex-vereadora e integrante do movimento Quilombo Periférico de São Paulo, Elaine Mineiro; o doutorando indígena M’byá Guarani, Daniel Iberê; e a agente cultural, do grupo de trabalho de acessibilidade da Funarte, Gislana Monte Vale. A chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do MinC, Mariana Braga, mediará a mesa.
A programação ainda inclui a participação da secretária do Audiovisual do MinC, Joelma Gonzaga, como mediadora; da presidente da Funarte, Maria Marighela; do presidente da Fundação Palmares, João Jorge Rodrigues; e da representante do Programa Agentes Territoriais de Cultura de Londrina (PR), Juuara Juareza Barbosa dos Santos. Eles apresentarão experiências em diversas áreas na mesa “Ações Afirmativas nas Políticas Culturais Federais”.
Com mediação da secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, a temática “Ações afirmativas na Política Nacional Aldir Blanc: implementação, desafios e oportunidades” terá a participação dos representantes da subsecretaria de Gestão Estratégica (SGE/MinC), Hendye Gracielle Dias Borém; Andrei Bueno Carvalho e Gabriel Ribeiro Bizerril. Também integram a mesa, a coordenadora de acessibilidade da Secult do Ceará, Thamyle Vieira; a advogada e produtora cultural do Pontão de Cultura Indígena da Chapada dos Veadeiros (GO), Susana Kaingang; e Tatiana Carvalho Costa, da Associação dos Produtores Audiovisuais Negros (APAN).
Na quarta-feira, (8), a programação começa com a temática “Boas Práticas da Implementação das Ações Afirmativas na Política Nacional Aldir Blanc”, com mediação da secretária de Articulação Federativa e Comitês de Cultura do MinC, Roberta Martins. Na ocasião, representando a secretaria de Cultura do estado de Pernambuco, a gerente de Educação e Direitos Humanos, Nathalia Cavalcanti; a secretária de Cultura de Peruíbe, Cassiane Tomilheiro; a conselheira de Cultura de Peruíbe, Fabiana Priscila do Nascimento; e o assessor-chefe da Assessoria de Políticas Culturais da secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Thiago Hermido, vão apresentar as boas práticas nos estados e municípios de grande e pequeno porte.
Para abordar a importância da participação da sociedade civil organizada na implementação das ações afirmativas na cultura e no desenvolvimento da democracia, os convidados são a pesquisadora e ativista do movimento social negro de São Paulo, Silvany Euclênio; a primeira representante dos Povos Indígenas na Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), artista visual e ativista indígena, Juliana Xucuru; do movimento negro de Salvador (BA), o ativista Gustavo Melo; e diretamente da Periferia Brasileira de Letras do Rio de Janeiro, Felipe Eugênio dos Santos Silva. O encontro terá mediação da conselheira Francinete Santos Braga, do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) de São Luís, Maranhão.
O momento das “Falas inspiradoras de ideias-força”, será realizado pelos ativistas Hilton Cobra, Mukaíla Monika e Adriana Barbosa.
Transmissão ao vivo
As inscrições para o seminário já foram encerradas, mas a programação pode ser acompanhada no canal oficial do Ministério da Cultura no YouTube: https://www.youtube.com/@ministeriodacultura
Credenciamento de imprensa
Profissionais de imprensa devem preencher o formulário de credenciamento para participação na cobertura do evento, até às 17h do dia 6 de outubro (segunda-feira).
Programação
07/10 (terça-feira)
9h: Credenciamento
9h30 às 10h: Café e apresentação cultural de abertura
10h às 11h: Diálogos de abertura – Ações afirmativas na cultura para construção do bem viver
11h às 12h30: Mesa 1 – Ações afirmativas na cultura: memória, conquistas e futuro
12h30 às 14h: Intervalo para almoço
14h às 15h30: Mesa 2 – Ações afirmativas nas Políticas Culturais Federais
15h30 às 17h: Mesa 3 – Ações Afirmativas na Política Nacional Aldir Blanc: implementação, desafios e oportunidades
17h às 17h30: Pausa
17h30 às 18h30: Bate-papo com a Ministra
08/10 (quarta-feira)
9h30 às 10h: Recepção
10h às 11h30: Mesa 4 – Boas práticas da implementação das ações afirmativas na Política Nacional Aldir Blanc
11h30 às 13h: Mesa 5 – A sociedade civil organizada na implementação das ações afirmativas na cultura
13h às 14h30: Intervalo para almoço
14h30 às 15h: Falas Inspiradoras de ideias-força
15h às 17h: Rodas de conversa
17h às 17h30: Pausa
17h30 às 18h30: Confluência de ideias
18h30: Encerramento
Serviço
1º Seminário Nacional de Ações Afirmativas na Cultura: Política Nacional Aldir Blanc em Todo Canto do Brasil
Data: 7 e 8 de outubro de 2025
Local: Sesc Bom Retiro – São Paulo (SP)
Outras Informações
Assessoria de Imprensa
[email protected]
Canal do MinC no WhatsApp
Fonte: Ministério da Cultura