24.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCom mercado saturado, advogados apostam no empreendedorismo jurídico para se destacar profissionalmente

Com mercado saturado, advogados apostam no empreendedorismo jurídico para se destacar profissionalmente

Publicado em

A advogada Marcela Marins Sacramento de Castro apostou na nova modalidade e virou sucesso no Brasil. Após ocupar cargos de liderança em escritórios grandes e renomados do país ao longo de mais de 15 anos de carreira, ela decidiu ser sua própria empresa e agora busca investir no mercado internacional

Ao invés de seguir o caminho tradicional da advocacia, com longas horas no fórum, pilhas de processos e prazos eternos, muitos advogados têm buscado novas alternativas. Em meio a um mercado cada vez mais competitivo e saturado, atualmente com cerca de 1,3 milhão de profissionais ativos, o empreendedorismo jurídico se consolida como um movimento de reinvenção.

“O advogado de hoje está deixando de ser apenas operador do Direito para se tornar criador de soluções”, explica Marcela Castro.

Em seu recente artigo, intitulado “Empreendedorismo jurídico: quando o advogado decide criar o próprio caminho” , ela analisa a mudança de perfil do profissional, que deixa de ser apenas um operador do Direito para se tornar um criador de oportunidades. “Muitos não se identificam mais com o modelo tradicional de escritório, buscando autonomia, propósito e a possibilidade de transformar conhecimento jurídico em soluções reais”, afirma.

Com ampla experiência em gestão e habilidade em análise de risco e contingenciamento, Marcela conquistou seu próprio negócio de sucesso. Ela destaca que a tecnologia é o principal motor dessa transformação, permitindo que advogados ofereçam cursos online, criem produtos digitais, prestem consultoria estratégica e desenvolvam legaltechs (softwares e tecnologias para otimizar, automatizar e modernizar a prestação de serviços jurídicos). O empreendedorismo, para ela, não é abandonar a advocacia, mas, sim, ampliá-la.

Inovação Internacional

A trajetória de Marcela Marins Sacramento de Castro é um exemplo dessa convergência entre técnica e visão de negócio. Com mais de 15 anos de experiência jurídica, a advogada é especializada em Direito Internacional e tem atuação focada em consultoria internacional.

A advogada, que busca ampliar sua atuação para o âmbito internacional e se prepara para atuar nos Estados Unidos, conclui que a nova geração de advogados “não quer apenas vencer causas, mas sim criar impacto”. Essa mentalidade marca o início de uma era onde o Direito inova, dialoga com o mercado e entende que liberdade e propósito também fazem parte da justiça.

Mais sobre Marcela Castro

A atuação e o compromisso de Marcela Castro com o fortalecimento da advocacia internacional renderam importantes reconhecimentos, incluindo o Prêmio Quality Justice 2025 e o Top Quality Brazil 2024. Pós-graduada em Direito Internacional pela PUC Minas, ela é membro ativo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), American Bar Association (ABA) e Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). Castro também contribui ativamente para a produção de conhecimento como coautora das obras jurídicas de cunho internacional como Internazionale Juris Academy – Coletânea de Direito Internacional Volume 1 e Direito Internacional Contemporâneo e Temas Controversos Volume 2.

Encontre Marcela Marins Sacramento de Castro nas mídias digitais:
LinkedIn: www.linkedin.com/in/marcela-castro-3a345523
Instagram: @ma_marins

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar