20.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioSem categoriaYoga: em busca de um novo estilo de vida

Yoga: em busca de um novo estilo de vida

Publicado em

NOVIDADE

Yoga: em busca de um novo estilo de vida

Por Clarice Gulyas

Com técnicas de Hatha Yoga, modalidade da Fit Park Academia faz sucesso entre os adeptos da filosofia indiana. A alta procura pela atividade coletiva resulta na abertura de turma exclusiva em horário noturno a partir do dia 27 de abril. A prática regular do Yoga proporciona o aumento da consciência, do equilíbrio físico, mental e emocional, levando o aluno à auto-observação (autoconhecimento). A modalidade também ajuda a balancear as energias (chakras), além de melhorar a forma de relacionamento pessoal, interpessoal e social.   

Eliane Correia, instrutora de Yoga da Fit Park, explica que a Hatha Yoga é uma linha que concentra a consciência ao alinhamento corporal através de pranayamas (exercícios respiratórios), ásanas (posturas psico-físicas), relaxamento e meditação. Ela também afirma que não há uma linha melhor ou pior da prática, existe a linha a qual o praticante se sente bem e confortável ao praticar.

“Quanto mais correto o alinhamento mais a quebra de padrões corporais, emocionais e comportamentais. À medida que o praticante de Hatha Yoga progride, ele se torna consciente de como os sentidos, a mente e a respiração devem ser utilizados no seu dia a dia. Também trabalhamos a automassagem, que ativa a circulação sanguínea, trazendo mais viscosidade e brilho para a pele.”, diz.

Eliane afirma que se surpreende com a grande procura da modalidade no ambiente de ginástica e avalia que o sucesso da técnica está na busca cada vez mais constante de hábitos saudáveis, diante da rotina diária acelerada, que geralmente causam estresse e sedentarismo. Atualmente, a Fit Park conta com cerca de 50 alunos, distribuídos em seis turmas.

“Acredito que o Yoga é uma importante ferramenta de conquista da disciplina do bem estar e da felicidade. Com a interação do corpo e da mente, cria-se uma conexão com a essência do indivíduo, com o seu eu interior. Vejo que os alunos da Fit Park buscam um refúgio longe da correria do dia a dia, procuram uma vida com mais qualidade, equilíbrio e a boa saúde. Eles se identificam, se sentem bem e felizes. Tento fazer com que todos saem flutuando ao final da aula…sorrindo!”, comenta.

Para começar

Qualquer pessoa pode praticar Yoga, não importa a idade. A dica é usar roupas leves e confortáveis, e sempre procurar profissionais capacitados que possam adaptar as aulas de acordo com as necessidades e possibilidades de cada praticante. 

“O propósito da técnica é permitir a prática não só aos habituados às atividades esportivas ou do Yoga, mas também às pessoas com restrições físicas, lesões, problemas posturais ou sedentárias. Praticar Yoga é simples, o importante é fazê-lo com o máximo de amor e de entrega. Então, é só trazer a mente até a energia do coração e deixar fluir. Convido a todos a fazerem uma aula experimental e se permitir vivenciar essa pratica.”, incentiva Eliane.

Outros benefícios do Yoga são:  alivio do estresse e da ansiedade; aprimoramento do intelecto, da concentração e da memória; tonificação dos músculos, proporcionando força, resistência e flexibilidade;  fortalecimento do equilíbrio quando há causas de doenças, como oxigenação deficiente, nutrição inadequada das células e acidez sanguínea produzida pela má eliminação das toxinas no organismo;  proporciona o bem estar e satisfação atuando também nos problemas psicológicos como depressão, síndrome do pânico, Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), e as diversas doenças de origem psicossomáticas.

Transformação

A carioca Roberta Marrocos de Lacerda, 62 anos, confirma os benefícios da Hatha Yoga e conta que a experiência tem proporcionado evolução pessoal, aumento da autoestima e fortalecimento em seu relacionamento com a família. Conciliada com localizada, pilates e musculação, a aposentada, que foi campeã brasileira de natação no passado, revela ser uma nova pessoa.

“O bem estar que a yoga me causou foi indescritível. Eu não sabia que iria me fazer tão bem. Hoje consigo me concentrar facilmente e isso era uma coisa que eu não conseguia fazer. Também percebi um grande aumento da minha flexibilidade, me sinto quase uma adolescente”, brinca Roberta, que confessa ser uma pessoa agitada.

Há oito meses na Fit Park, a ex-atleta formada em Educação Física avalia que a equipe profissional da academia é “extremamente competente e atenciosa”, refletindo no interesse pela prática de exercícios. Segundo ela, o aumento do número de adeptos na Hatha Yoga tem como diferencial a dedicação da instrutora Eliane, a qual Roberta não poupa elogios.

“Quando fiz aula com a Eliane eu nunca mais faltei e antes mesmo de vencer minha matrícula eu renovei por mais um ano. Ela é perfeita e é uma pessoa realmente interessada e dedicada no que faz. Posso dizer que ela se entrosou com a academia, como um casamento que deu certo. Ela tem a filosofia da academia e a Fit Park é diferente. Eu já passei por várias academias e posso afirmar isso”, diz.

“Eu mudei a maneira de encarar a vida. Parei de sofrer por antecedência e passei a deixar as coisas fluírem. Sempre fui muito prestativa a todos, mas hoje passei a dar mais atenção para mim. Posso dizer que a yoga me deu expectativas de vida e hoje me sinto importante e que posso fazer a diferença”, afirma Roberta, que garante também ter fortalecido os laços com seus três filhos e dois netos. 
Feed

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar