20.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioSem categoriaTrabalhadores nas indústrias de Alimentação terão secretarias segmentadas

Trabalhadores nas indústrias de Alimentação terão secretarias segmentadas

Publicado em

Trabalhadores nas indústrias de Alimentação terão secretarias segmentadas
 

Por Clarice Gulyas
 
Setor frigorífico será um dos seis setores contemplados durante a 3ª Conferência da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins, nesta sexta (30/11), em Brasília.
 
Com o objetivo de organizar e intensificar a mobilização de aproximadamente 2,7 milhões de trabalhadores, principalmente, do setor frigorífico, a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins) dará início à criação de secretarias segmentadas nesta sexta (30/11), às 9h, durante a 3ª Conferência da CNTA Afins, no Hotel Nacional, em Brasília. Secretarias de movimentos sociais voltados para a Mulher, o Aposentado, a Juventude e aos Profissionais de Direito também ganharão espaço para discussões específicas em nível nacional, atendendo à resolução do 5° Congresso Nacional da CNTA Afins, realizado em 2011. A abertura da conferência está prevista para esta quinta (29/11), às 18h, com a participação de cerca de cem pessoas, entre representantes de 66 sindicatos e federações filiadas.
 
 
Durante o encontro, os dirigentes sindicais deverão indicar dois nomes que deverão integrar as secretarias dos setores de Açúcar e Derivados; Bebidas e Derivados; Laticínios e Derivados; Carnes, Frios e Derivados; Panificação, Confeitaria, Trigo e Derivados; e Plúrimo (que abrange os setores não contemplados nas demais secretarias). O mandato dos representantes de cada secretaria terá a duração de dois anos, com posse prevista para março de 2013, durante evento que irá definir as estratégias de atuação.
Para Artur Bueno de Camargo, presidente da CNTA Afins, um dos setores mais favorecidos com a criação das secretarias nacionais será o setor frigorífico, que aguarda atualmente a formulação de Norma Regulamentadora específica no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). “Serão 10 secretarias, com 14 membros cada. O setor frigorífico é o que mais precisa de apoio nesse sentido, já que é o setor mais precário da alimentação, que agrega mais de 500 mil trabalhadores e tem o maior número de acidentes e doenças ocupacionais. Essas secretarias têm como princípio organizar, mobilizar e unificar a luta dos  trabalhadores, tanto na prevenção de acidentes, quando nos avanços de conquistas como melhores salários e condições de trabalho”, afirma.
 
Programação da 3ª Conferência da CNTA Afins:
Data: 30/11
Hora: das 9h às 13h (Início das discussões com participação de todos os presidentes das entidades filiadas à CNTA Afins, diretoria e conselho fiscal da CNTA Afins.)
 
Pauta geral:
1- Apresentação dos nomes dos representantes que deverão integrar as secretarias e discussão e aprovação dos regimentos de cada secretaria com as metas de trabalho a serem desenvolvidos. A posse dos dirigentes será em 1º de março de 2013, com mandatos com duração de 2 anos.
 
2- Avaliação do trabalho realizado pela CNTA Afins ao longo de 2012 e apresentação de agenda de atividades para 2013.
 
Assessoria de imprensa da CNTA Afins
Clarice Gulyas
  (61) 8177 3832 / 3242 6171
[email protected] / www.cntaafins.org.br
Feed

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar