27.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioSem categoriaSEMA participa do encontro nacional da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de...

SEMA participa do encontro nacional da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA) na capital federal

Publicado em

A Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal do Governo do Distrito Federal (SEMA-DF) e representantes dos órgãos ambientais de todo país reuniram-se, hoje (19), para a 113ª reunião ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA), na nova sede, para intensa agenda de debates sobre a política ambiental brasileira.

Na Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada em Brasília, ocorreram as eleições das vice-presidências regionais, membros dos conselhos diretor e fiscal, além das coordenações por bioma para o biênio 2023-2025.

A indicação para compor a chapa foi da então presidente da Abema, Mauren Lazzaretti, que seguirá no cargo pelos próximos dois anos. “Dentro do conselho diretor, todos fazem parte das decisões. O grande objetivo é de que os estados e os associados se engajem e que tenhamos cada vez mais participação”, reforçou a presidente.

Para o secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal do DF, Gutemberg Gomes, a ABEMA oportuniza aos órgãos estaduais de meio ambiente realizar troca de conhecimento e experiências, além de permitir que possamos vivenciar a realidade ambiental de cada Estado”, destacou.

Após a AGO, o encontro seguiu com a realização da 113ª Reunião Ordinária da Abema. Entre as pautas, houve a apresentação, por parte de uma consultoria, sobre alternativas para o financiamento de projetos de mitigação climática realizados nos estados.

A última pauta da reunião no período da manhã foi o fortalecimento da governança climática. À tarde, o encontro seguiu com o lançamento, por parte da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), da norma que trata da especificação para demonstração de neutralidade de carbono.

De acordo com a subsecretária de Gestão Estratégica, Suzzie Valadares, outro ponto que ganhou destaque entre os participantes foi a Norma ABNT PR 2060, lançada durante a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP27, no Egito, a primeira Prática Recomendada para a demonstração de neutralidade de carbono.

Segundo a ABNT, a PR 2060 foi baseada em um documento do Organismo Nacional de Normalização Britânico (BSI) e modificado com novos conceitos, alinhados às normas internacionais ISO relacionadas ao tema de redução de emissões dos gases de efeito estufa.

Essa norma estabelece diretrizes e requisitos para a implementação de processos de inovação nas organizações. Representa um avanço significativo na área de gestão da inovação e foi uma resposta à necessidade crescente das empresas em se manterem competitivas e adaptadas às rápidas mudanças do mercado. Ela fornece um conjunto de orientações práticas e estruturadas, baseadas em boas práticas, para a gestão efetiva da inovação. O documento traz requisitos a serem cumpridos por qualquer empresa ou entidade que busque demonstrar neutralidade de carbono por meio da quantificação, redução e compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) de um objeto exclusivamente identificado.

A ABEMA reúne e representa os órgãos ambientais estaduais do Brasil e é um importante ator subnacional, com alcance de representação de múltiplos olhares sobre o cenário ambiental e climático do Brasil. Ela alinha e fortalece a representação subnacional e contribui para a consolidação do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e do Sistema Nacional de Recursos Hídricos (SNRH). É uma associação civil de direito privado que representa os órgãos estaduais de meio ambiente, e está presente nos 26 Estados e o Distrito Federal. Reúne 26 secretarias e 22 autarquias e fundações, que são responsáveis pela implementação da política ambiental. Entre os desafios da nova diretoria está o desenvolvimento e instituição do Regimento Interno, com revisão do regramento das próximas eleições.

Fontes: Abema, Sema RS e Sema TO

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar