22.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioSem categoriaReforma da Previdência é, mais uma vez, alvo de críticas de distritais

Reforma da Previdência é, mais uma vez, alvo de críticas de distritais

Publicado em

Em análise na Câmara dos Deputados, o projeto da reforma da Previdência proposto pelo presidente Jair Bolsonaro voltou a ser alvo de críticas, nesta terça-feira (23), no plenário do Legislativo local. Diversos distritais pediram mobilização dos trabalhadores contra a proposta.

O deputado Chico Vigilante (PT) avalia que o texto – classificado por ele como “reforma maléfica” – vai prejudicar todas as categorias trabalhistas, “umas mais que outras”. “O Brasil não merece isso, essa reforma vai favorecer apenas os especuladores, o mercado financeiro”, disse. Vigilante defendeu que trabalhadores ocupem ruas e praças em mobilização contra a proposta.

O deputado Fábio Felix (PSOL) também fez questão de se manifestar sobre o assunto. Ele criticou o fato de o governo federal ter decretado sigilo a alguns dados relativos à Previdência. “Isso é muito grave. Nós não temos transparência de informações e do impacto na vida das pessoas”.

Arlete Sampaio (PT) foi outra distrital a criticar o texto do Palácio do Planalto. Para ela, trata-se de um “pacote de maldades” para o trabalhador. Entre as injustiças apontadas pela parlamentar está a mudança nas regras para o pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Atualmente, recebem o benefício idosos com renda familiar inferior a 25% do salário mínimo.

Chuvas – Fábio Felix lamentou a situação da Asa Norte após as fortes chuvas registradas no domingo (21), quando Brasília comemorou 59 anos. O distrital citou manifestação da Defesa Civil que associa os alagamentos e a falta de escoamento à construção do Setor Noroeste. “Infraestrutura não acompanha a especulação imobiliária”, criticou.

Gama – O deputado Daniel Donizet (PSDB) foi à tribuna nesta terça-feira para mandar um recado para a administradora do Gama, Juliana Navarro: “A cidade está malcuidada, é disso que a senhora tem que cuidar”. Donizet disse ter destinado, por meio de emendas, R$ 3 milhões para a Educação de todo o DF, dos quais R$ 1 mi apenas para o Gama. Segundo ele, a administradora tem “atrapalhado” seu trabalho na cidade, além de estar ameaçando servidores do seu gabinete. O deputado Hermeto saiu em defesa do colega: “Tem de ir para rua trabalhar. Quisera eu ter emendas para minha cidade”.

Privatização – Líder da Minoria na Casa, Fábio Felix apresentou, durante a sessão, despacho da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob) que demonstra interesse em privatizar o Metrô-DF. O texto sinaliza que o objetivo seria privatizar a manutenção, a operação e a gestão da companhia. “E ninguém está sabendo disso”, reclamou o distrital, que cobrou manifestação por parte do governo e acesso aos estudos relacionados.

Denise Caputo
Fotos: Carlos Gandra/CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar