15.9 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioSem categoriaMAIS MOTIVAÇÃO E CONHECIMENTO TÉCNICO PARA OS TRABALHADORES DA ALIMENTAÇÃO

MAIS MOTIVAÇÃO E CONHECIMENTO TÉCNICO PARA OS TRABALHADORES DA ALIMENTAÇÃO

Publicado em

 
Conferência nacional da categoria irá criar 12 secretarias setoriais em evento que contará com assessoria do Dieese, de engenheira em Segurança e Saúde do Trabalhador e palestra de coach que abordará a importância da motivação e da liderança no sindicalismo
 
Por Clarice Gulyas
 
A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins) realiza nos próximos dias 4, 5 e 6 de março, a 1ª Conferência do Secretariado Nacional da Alimentação, em Recife (PE), no Golden Tulip Recife Palace Hotel. Além da posse dos representantes das secretarias nacionais, o objetivo do encontro é integrar os setores da categoria para definir estratégias de organização e fortalecer a mobilização de aproximadamente 1,6 milhões de trabalhadores em todo o país. A programação prevê assessoria técnica realizada por profissionais do Dieese, em Saúde e Segurança do Trabalhador, e palestra de coach que abordará a importância da motivação e da liderança no sindicalismo.
 
Atendendo às deliberações do 5° Congresso Nacional dos Trabalhadores da Alimentação, realizado em 2011, o presidente da CNTA Afins,Artur Bueno de Camargo, avalia que a iniciativa significa um salto de qualidade na organização e no trabalho desenvolvido para a categoria. Segundo o dirigente sindical, há 20 anos à frente da confederação, o trabalho das secretarias setoriais será refletido na melhoraria das condições de trabalho, de salário e de vida dos trabalhadores.
 
“Esta conferência é de suma importância porque iremos fazer um trabalho efetivo por setor da nossa categoria e, com isso, ela dá um salto deorganização. O importante de tudo é deixarmos claro que o objetivo das secretarias não é trabalhar isoladamente, mas de forma integrada com sindicatos, federações e a confederação para termos mais informações sobre cada setor e criar um banco de dados que será fundamental para que em uma mesa de negociação possamos focar os pontos prioritários de cada setor.”, diz.
 
Motivação e liderança
 
Temas como planejamento e adaptação às mudanças culturais, sociais e tecnológicas serão abordados durante a palestra sobre motivaçãoeliderança, que será ministrada pelo coach Alfredo Rocha. Segundo ele, a iniciativa da CNTA Afins é fundamental para despertar a consciência do trabalho que será realizado pelos representantes das secretariais nacionais, além de incentivar os participantes (cerca de 300 pessoas, em sua maioria, dirigentes sindicais) a buscarem novos conhecimentos e desafios.”O papel de um líder não é ter um cargo ou mandar, mas principalmente influenciar. Com ideias, conhecimento e criatividade. Mas o líder de verdade influencia principalmente com suas ações e exemplos. E a motivação é fundamental para que realmente essas secretarias atinjam seus objetivos. Elas serão tocadas por pessoas e a motivação delas é decisiva no trabalho. Daí vem a importância de incentivar os lideres com um evento como esse, que é um facilitador da motivação.”, comenta.
 
Ação conjunta e unificada
 
Com o papel de assessorar as secretarias criadas e centralizar informações técnicas, a subseção do Dieese da CNTA Afins prepara critérios para estabelecer, juntos aos representantes, planos de trabalho que possibilitem a realização de estudos e atividades direcionados. “A ideia é apresentarmos propostas de estudos (nos moldes dos estudos já realizados pelo Dieese) e receber sugestões, de acordo com a experiência e necessidade de cada setor. Além disto, será importante a criação de um banco de dados dos setores, tanto de acordos e convenções (o que possibilitaria ações conjuntas no futuro), quanto do levantamento socioeconômico dos dados das principais empresas de cada setor (situação financeira e condições de trabalho).”, explica Fernando Amorim, técnico do Dieese.
 
Saúde e segurança no trabalho
 
A inclusão da palestra e assessoria de Segurança e Saúde do Trabalhador na 1ª Conferência do Secretariado Nacional da Alimentação seráimportante para discutir e analisar as principais causas de acidentes de trabalho na categoria e buscar soluções a partir do acompanhamento e realização de reuniões com os setores, com destaque para os frigoríficos. A engenheira em Segurança do Trabalho, Maria Elídia Vicente acrescenta que outros itens da legislação trabalhista, que inclui a assessoria jurídica da CNTA Afins, também serão fundamentais para fazer valer o cumprimento das determinações trabalhistas e auxiliar a fiscalização nos postos de trabalho, como a exigência do protocolo do sindicato dos Relatórios de Inspeção de Caldeiras e Vasos de Pressão (NR-13); solicitação de inventário de todas as Máquinas e Equipamentos, com os respectivos sistemas de segurança (NR-12), entre outros.
 
“Intensificar esse tema na pauta sindical representa a melhoria das condições de trabalho nas empresas. A atuação dos sindicatos nocumprimento de atribuições já definidas na legislação trabalhista e outras que serão realizadas com o desenvolvimento do trabalho sindical na área de segurança e saúde do trabalhador representarão o fortalecimento das atividades dos cipeiros e dos trabalhadores dos SESMT (Técnicos, Engenheiros e Médicos) das empresas, que poderão exercer com liberdade suas atribuições, pela transparência do acompanhamento sindical e a busca de soluções conjuntas para reduzir o número de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.”, avalia.
 
Ainda de acordo com Maria Elídia, o evento também será importante para iniciar os debates em torno da implantação da NR 36 (que trata da Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados), com previsão de publicação em março deste ano pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
 
Secretarias Nacionais
 
Cada secretaria será composta por dois representantes eleitos em cada Estado, atendendo os setores de Açúcar e Derivados; Bebidas eDerivados; Laticínios e Derivados; Carnes, Frios e Derivados; Trigo, Panificação, Confeitaria e Derivados; Rações e Concentrados; e Plúrimo (que abrange os setores de Água, Arroz, Doces, Castanhas, Conservas Mandioca, Milho, Pesca, Soja e outros não contemplados nas demais secretarias). Além disto, as secretarias da Mulher; da Criança e da Juventude; dos Profissionais do Direito; de Gestão Pública e dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social, prometem intensificar e ampliar discussões específicas em nível nacional.
 
Segundo o regimento prévio das Secretarias Nacionais dos Setores da Categoria Profissional da Alimentação, que será aprovado durante oencontro, os representantes deverão ter profundo conhecimento dos setores abrangidos pela Secretaria que irão representar e disponibilidade de tempo para dedicação aos trabalhos.
 
Vídeo – Artur Bueno de Camargo convida categoria para 1ª Conferência do Secretariado Nacional da Alimentação
 
 
PROGRAMAÇÃO:
 
Dia 4 de março
18h – abertura e posse so secretariado
20h – jantar com apresentação cultural no hotel

Dia 5 de março
das 9h às 12h30 – discussão e aprovação do regimento interno, com apresentação das estruturas e objetivos das secretarias.
* No mesmo horário, em sala separada, os profissionais de Direito, que não estão inscritos em nenhuma secretaria, discutirão estratégias para assessoramento das secretarias; instruções acerca do novo sistema dos processos informatizados, análise e posicionamento quanto a Portaria N° 2 do MTE, além de assuntos gerais e integração dos profissionais.
das 12h30 às 13h – todos visitarão as salas onde, no período da tarde, haverá reunião dos componentes das secretarias.
das 13h às 14h – intervalo para almoço no próprio hotel.
das 14h às 18h – desenvolvimento dos trabalhos de casa secretaria, com indicação de coordenador (a) e relator (a), além da definição de suas propostas e metas, contando com a devida assessoria dos profissionais de Direito, engenheiros de Segurança e Saúde do Trabalhador, técnicos do Dieese e lideranças sindicais que não estejam inscritas em nenhuma secretaria nacional.
 
Dia 6 de março
das 9h às 10h40 – palestra do coach Alfredo Rocha sobre motivação e liderança.
das 10h40 às 11h40 – apresentação das propostas e metas de trabalho de cada secretaria e dos (das) companheiros (as) eleitos (as) para os cargos de coordenadores (as) e relatores (as). Os profissionais indicarão em que poderão assessorar.
das 11h40 às 12h – votação da plenária
das 12h às 13h – assuntos gerais e encerramento com almoço

 
 
DADOS SOBRE O SETOR
 
MTE divulga CAGED das Indústrias de Alimentação – 2012
 
Dieese divulga dados sobre setores da Alimentação – até 2011
 
Dados sobre o número de trabalhadores por setor em Pernambuco
 
 
 
Confira os principais momentos da criação das Secretarias Nacionais, em novembro de 2012, durante a 3ª Conferência da CNTA Afins
 
Melquíades Araújo discursa na abertura da 3ª Conferência da CNTA Afins
 
Gerardo Iglesias, presidente da UITA, parabeniza CNTA Afins
 
Artur Bueno, presidente da CNTA Afins, agradece homenagem pelos 24 anos da CNTA
 
 
Releases
 
 
 
 
 
 
Assessoria de imprensa da CNTA Afins
Clarice Gulyas (61) 8177 3832 / 3242 6171
Feed

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar