15.9 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioSem categoriaFisioterapeutas promovem “blitz da saúde” no Parque Ecológico de Águas Claras próximo...

Fisioterapeutas promovem “blitz da saúde” no Parque Ecológico de Águas Claras próximo sábado

Publicado em

Fisioterapeutas promovem “blitz da saúde” no Parque Ecológico de Águas Claras próximo sábado
Evento de conscientização sobre importância da prevenção de dores na coluna faz parte de campanha nacional lançada em fevereiro

O Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC Vertebral), por meio de suas sedes no Distrito Federal, realiza, no próximo dia 20 de julho, das 8h às 11h30, uma espécie de “blitz da saúde” no Parque de Águas Claras. O objetivo é alertar a população local sobre a importância da prevenção de dores nas costas. O evento faz parte da Campanha Nacional de Prevenção de Dores nas Costas, lançada pela Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC), em parceria com o ITC, em fevereiro deste ano, quando também foi lançada a cartilha preventiva que conta com dicas de exercícios que podem ser realizados no dia a dia. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% da população mundial terá, pelo menos, um episódio de dor na coluna durante a vida.
Segundo a fisioterapeuta Angela Lepesqueur, diretora da ABRC no DF e do ITC Brasília, com nova filial em Águas Claras, uma equipe de fisioterapeutas irá distribuir aproximadamente 500 cartilhas preventivas com orientações, tirar dúvidas da população e demonstrar exercícios ao ar livre.
“A ideia é orientar as pessoas sobre como executar corretamente atividades simples do dia a dia, como levantar-se, sentar-se, carregar peso, entre outras situações cotidianas, sem prejudicar a coluna”, destaca.
Ainda de acordo com a especialista em Coluna Vertebral, os exercícios são indicados tanto para quem já apresenta quadro de dor nas costas, como para pessoas que ainda não sofrem com esse mal. “Às vezes, a pessoa pode estar com uma falha postural ainda no início e que não causou nada mais grave, como um processo degenerativo, e por isso ainda não sente dores”, alerta Lepesqueur. A cartilha, que faz parte do guia Dr. Coluna, idealizado pelo presidente da ABRC, Helder Montenegro, também pode ser consultada através do site  www.itcvertebral.com.br

Situação do brasileiro é preocupante

No Brasil, dados do IBGE apontam que as dorsopatias, popularmente conhecidas como dor nas costas, são a terceira maior causa de aposentadoria e a segunda de licença ao trabalho.   Dados do Ministério da Previdência Social (MPS) também apontam que o número de afastamentos e aposentadorias por invalidez decorrentes de dores na coluna tem ocupado grandes posições na lista de doenças com maior incidência no país.
Para Angela Lepesqueur, o alto número de aposentadorias e afastamentos devido aos problemas na coluna estão diretamente ligados ao atual estilo de vida da população. “As pessoas têm se exercitado cada vez menos, ficando longos períodos de tempo sentadas em seus carros, escritórios ou nos sofás assistindo à TV. As crianças quase não brincam em áreas externas e passam a maior parte do tempo nos computadores”, comenta.

Fatores como obesidade, sedentarismo, estresse e envelhecimento também podem favorecer o aparecimento de doenças causadoras de dores nas costas, conforme explica Lepesqueur. “Como a expectativa de vida do brasileiro aumentou, a população está envelhecendo mais e, por isso, surgem mais problemas degenerativos”, afirma.


Serviço:
Campanha Nacional contra dores nas costas

Fisioterapeutas ensinam exercícios para a coluna
Local: Parque Ecológico de Águas Claras
Avenida Castanheiras – Centro.Situado atrás da Residência Oficial de Águas Claras, entre as quadras 301, 104, 105 e 106 da cidade.
Horário: 8h as 11h30
Mais informações:
http://www.itcvertebral.com.br/brasilia-unidade
www.tratamento.herniadedisco.com.br/cartilha.

Clínica Coluna Viva/ ITC Brasília
Telefone: (61) 3365-2555 / 3568-2533
Endereço: SHIS Qi 5, Chácara 8, Lago Sul (DF)
e Rua 13 Norte, lote 4, loja 2, Águas Claras (DF)
Horário de funcionamento: 7h às 21h
Site: www.itcvertebral.com.br
www.herniadedisco.com.br
Contato: [email protected]

Assessoria de imprensa:
Gulyas Comunicação

Clarice Gulyas e Fernanda Fernandes
(61) 8428 0719 / 8177 3832
[email protected]

Feed

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar