15.9 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioSem categoriaEstabilização vertebral pode prolongar “vida útil” da coluna, afirma especialista

Estabilização vertebral pode prolongar “vida útil” da coluna, afirma especialista

Publicado em

Estabilização vertebral pode prolongar “vida útil” da coluna, afirma especialista
Para quem pratica exercícios físicos sem orientação, o cuidado deve ser redobrado para se evitar processos degenerativos precoces
Quando alguém adquire um automóvel, é preciso sempre fazer a revisão do veículo, alinhando e balanceando os pneus para, assim, prolongar a vida útil daquele bem. Com essa analogia, a fisioterapeuta, Angela Lepesqueur, explica que, da mesma maneira que os sistemas mecânicos, a coluna vertebral e outras articulações do corpo humano também precisam estar alinhadas e estabilizadas para prolongar a sua vida útil, e ressalta como o pilates terapêutico é um grande aliado no tratamento de estabilização da coluna vertebral. Método inovador e ainda pouco difundido já faz sucesso entre os brasilienses em clínica especializada.
  “O músculos localizados próximos à coluna vertebral são responsáveis por estabilizar os segmentos, mantê-los alinhados e manter a congruência dos ossos, garantindo a boa qualidade dos movimentos do corpo”, explica a especialista, diretora da unidade brasiliense do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC Vertebral).
Segundo Lepesqueur, pessoas que já apresentam quadros de dor devido a falhas de estabilização, podem apresentar processos degenerativos na coluna de forma precoce.  “Colocar carga extra em uma coluna instável, seja na prática de musculação e esportes, ou até mesmo no trabalho, mantendo uma postura incorreta por longos períodos, aumenta consideravelmente o risco de lesões na coluna”, alerta a fisioterapeuta, que atende nas unidades da clínica Coluna Viva, localizadas em Águas Claras e Lago Sul (DF). Ainda segundo Angela, aliada ao pilates terapêutico, a estabilização vertebral melhora o desempenho de músculos profundos, responsáveis por sustentar a coluna. “Utilizando princípios do pilates clássico, o pilates terapêutico ajuda a recrutar os músculos específicos e a fortalecê-los”, esclarece.
Exercícios devem ser orientados por quem entende o tratamento
De acordo com Angela Lepesqueur, pessoas que estão em tratamento de estabilização da coluna vertebral podem e devem praticar exercícios físicos, porém a exigência com as orientações ergonômicas e biomecânicas adequadas deve ser redobrada, e as atividades devem ser realizadas com o auxílio de um profissional que entenda o tratamento. “É interessante que o educador físico e o fisioterapeuta desse aluno mantenham contato. São dois profissionais que devem falar a mesma linguagem”, alerta.


Serviço:
Clínica Coluna Viva
Telefone: (61) 3365-2555 / 3568-2533
Endereço: SHIS Qi 5, Chácara 8, Lago Sul (DF)
e Rua 13 Norte, lote 4, loja 2, Águas Claras (DF)
Horário de funcionamento: 7h às 21h
Site: www.itcvertebral.com.br
www.herniadedisco.com.br

Assessoria de imprensa:
Gulyas Comunicação

Clarice Gulyas e Fernanda Fernandes
(61) 8428 0719 / 8177 3832
[email protected]
Feed

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar