21.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioSem categoriaDentista da Novacap ganha prêmio internacional

Dentista da Novacap ganha prêmio internacional

Publicado em

A cirurgiã-dentista Patrícia Bittencourt, de 34 anos, foi reconhecida por desenvolver pesquisa inovadora na área da saúde bucal. A profissional ficou entre os dez melhores projetos apresentados, desbancando mais de 250 dentistas de todo o mundo.

 

Dezenas de servidores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) que diariamente são atendidos pela cirurgiã-dentista Patrícia Bittencourt, nem imaginam que ela foi eleita entre os dez melhores profissionais do mundo. Isso mesmo! Patrícia foi reconhecida por desenvolver uma pesquisa inovadora na prevenção e tratamento de cárie desbancando mais de 250 projetos de diversos países. O feito foi conquistado em um congresso internacional voltado para a área odontológica realizado em julho na cidade de Copenhagen, na Dinamarca.

A pesquisadora brasileira foi à única representante da capital federal a receber a premiação no renomado congresso promovido pela Organização Científica Europeia de pesquisa de cárie. Ela apresentou uma pesquisa inédita na promoção em saúde bucal, por meio de um estudo longitudinal em 70 adolescentes em vulnerabilidade social, entre 10 e 15 anos, residentes do Itapuã-DF, que participam do Programa de Cuidados em Saúde Bucal.

A dentista explica que a nova técnica no tratamento contra a cárie se mostrou eficiente com resultados satisfatórios, além de ser um método que pode ser aplicado com baixo custo, sendo ainda uma alternativa mais barata e acessível no combate e prevenção contra a cárie, “A nova técnica possibilitou a regressão da cárie nos pacientes por meio de um método muito simples. O mais importante é que o tratamento não é invasivo e comprovadamente eficaz”, avalia a dentista.

Patrícia também ressalta que a nova técnica é uma alternativa capaz de se tornar parte de um processo renovado de implementação nos consultórios odontológicos, “Durante a pesquisa, eu observei que houve uma melhora significativa em relação ao quadro em que os pacientes se encontravam, e isso foi muito animador. Além disso, eu avaliei a segurança do procedimento, monitorando se o paciente apresentava alguma reação ou efeito colateral indesejado. Para minha surpresa o método só contribuía para que a cárie regredisse tornando a nova técnica um sucesso”, comemora a pesquisadora.

De sorriso fácil e sempre com seu jaleco branco impecável, a dentista atende há seis anos os servidores da Companhia com procedimentos odontológicos voltados para a prevenção como aplicação de flúor, limpeza, restauração e extração de dentes simples.

Atualmente, a dentista da Novacap faz Mestrado em Odontologia pela Universidade de Brasília, UnB, com linha de pesquisa em métodos e materiais para diagnóstico, prevenção e terapêutica em Odontologia. É especialista em prótese dentária pela Associação Brasileira de Odontologia, ABO-DF, e Servidora Federal pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, EBSERH, onde atua como cirurgiã-dentista e como preceptora de alunos da graduação em Odontologia da UnB.

Fonte: Novacap – Assessoria de Comunicação

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar