16.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioSem categoriaCNTA Afins elege sua 8ª diretoria em Assembleia Geral

CNTA Afins elege sua 8ª diretoria em Assembleia Geral

Publicado em

CNTA Afins elege sua 8ª diretoria em Assembleia Geral
 
Com renovação de 50% dos cargos, novos diretores assumem o comando da confederação a partir de setembro desse ano
 
Por Clarice Gulyas
Texto e fotos
A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins) realizou nos dias 15 e 16 de julho, em São Paulo (SP), a Assembleia Geral Ordinária da categoria, com eleição da 8ª diretoria da entidade. Na ocasião, foi lançada a pesquisa socioeconômica Raio X da Alimentação, produzida pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) à pedido da CNTA. A iniciativa foi repercutida em toda a imprensa nacional após cobertura da rádio CBN e da Agência Brasil. A confederação também comemorou novas filiações, prestou contas do último ano de atuação e aprovou a previsão orçamentária para 2016.
 
Com 103 votos favoráveis, 11 nulos e 3 brancos, a chapa única concorrente à nova diretoria da CNTA Afins foi eleita. O presidente da CNTA Afins, Artur Bueno de Camargo, avalia que a renovação de 50% dos cargos da direção irá ser refletida na intensificação das lutas da categoria por melhores condições de salários, trabalho e de vida para os 1,6 milhão de trabalhadores da Alimentação.
 
“Eu montei esta chapa pensando no reaproveitamento de companheiros e companheiras com bastante experiência e, ao mesmo tempo, busquei pessoas mais novas, com menos tempo no movimento sindical, mas com muita energia e disposição para trabalhar. Evidentemente, sempre que montamos uma chapa, não conseguimos contentar todo mundo e, principalmente, nesta chapa, muitos companheiros me procuraram pedindo espaço na chapa, só que há um número limitado de vagas, então, não é possível atendermos todo mundo. E aí temos aqueles que compreendem e continuam com o apoio e temos aqueles que não aceitam.”, comenta Bueno.
 
Ao comemorar a eleição da nova diretoria da CNTA Afins, que tomará posse em setembro desse ano, o presidente da CNTA Afins também destacou a transparência da entidade durante o processo de registro de chapa, onde mesmo após publicação de edital, nenhuma outra chapa concorrente foi registrada no prazo de 30 dias.
 
“Acredito muito nessa composição de chapa que venceu essa eleição com quase 90% dos votos, e com certeza esses companheiros e companheiras estarão conosco para buscarmos aquilo que os trabalhadores da categoria profissional da Alimentação precisam. Agradeço em nome da nova diretoria o apoio dos companheiros e companheiras que votaram e esperamos contar com o apoio de todos nos próximos trabalhos a serem desenvolvidos pela confederação”, diz.
 
Dieese
 
Produzida pela subseção do Dieese na CNTA Afins, o estudo Radio X da Alimentação faz uma radiografia detalhada dos números do trabalho na indústria da Alimentação nos anos de 2013 e 2014.  Segundo o economista do Dieese responsável pela pesquisa, Paulo Alexandre Amorim, “a principal mudança (no período analisado) é a reversão na tendência de crescimento do setor. Enquanto em 2013 o setor cresceu, abrindo mais de 60 mil postos de trabalho em relação a 2012; o ano de 2014 é marcado por uma desaceleração nas contratações que levam – ao que tudo indica – a uma estabilidade no número de vínculos. Já para 2015, os primeiros dados disponíveis apontam para um ano ainda mais desanimador, onde muito provavelmente haverá diminuição do mercado de trabalho, não só na categoria, mas na indústria como um todo.”, avalia Paulo Amorim.
 
Sobre as mudanças positivas, Paulo destaca o bom momento do setor agropecuário brasileiro, que proporcionou aumentos importantes nos postos de trabalho nos setores de frigoríficos, laticínios e rações animais. No entanto, ele destaca também o “péssimo momento do setor do açúcar e o fechamento expressivo de vagas em 2014, além da diferença salarial entre homens e mulheres, ainda muito evidente na categoria: uma mulher recebe, em média, 72% da remuneração de um homem. Enfim, estes são alguns aspectos importantes da pesquisa.”, comenta Paulo.
 
Confira aqui a composição da nova diretoria da CNTA:http://www.cntaafins.org.br/eleicao-para-o-8-mandato-da-diretoria-da-cnta-afins
 
Confira aqui o vídeo de pronunciamento do presidente da CNTA:https://www.youtube.com/watch?v=S1jnq1dw_hM
 
 
 
 
 
*Caso tenha interesse em receber as fotos em alta resolução, basta fazer uma solicitação para a CNTA pelo e-mail: [email protected] com o assunto: Solicitação de imagens da Assembleia Geral. As imagens em alta resolução podem ser cedidas via entrega de DVD ou através do aplicativo Dropbox (hospedagem na internet) para download. Por favor, especificar forma de recebimento.

Feed

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar