22.6 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioSem categoriaCampanha nacional alerta para prevenção de dores nas costas

Campanha nacional alerta para prevenção de dores nas costas

Publicado em

Campanha nacional alerta para prevenção de dores nas costas

Programação contará com lançamento de cartilha preventiva nesse sábado (2/02), às 8h30, no Parque da Cidade. A iniciativa é da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna, em parceria com o ITC Vertebral

Para combater uma epidemia que se multiplica pela falta de programas preventivos e incentivos à prática esportiva, a Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC), em parceria com o ITC Vertebral lança, neste sábado (2/02), em todo o país, a Campanha de Prevenção de Dor na Coluna. Em Brasília, o evento será realizado em frente à administração do Parque da Cidade, das 8h30 às 11h30. A programação inclui a distribuição de cartilhas com exercícios que dão adeus aos maus hábitos posturais, além de consultas gratuitas de pressão arterial, demonstração de exercícios e orientações de fisioterapeutas. O objetivo é tornar a prevenção acessível ao público de todas as idades e camadas sociais. As cartilhas também podem ser acessadas pelo site: http://tratamento.herniadedisco.com.br/cartilha/

Segundo dados do IBGE, no Brasil a dor nas costas é a terceira causa de aposentadoria e a segunda de licença ao trabalho. Estatísticas também indicam que 13% das consultas médicas são provenientes de queixas de dor na coluna vertebral e, em nosso país, já são mais de 5,3 milhões de pessoas com hérnia de disco. A Organização Mundial da Saúde afirma que 80% da população mundial terá, pelo menos, um episódio de dor na coluna durante a vida.

Para Angela Adjuto Lepesquer, especialista em Coluna Vertebral e diretora da unidade ITC Vertebral de Brasília, o evento significa o cumprimento de um importante papel social, já que a partir da prevenção, doenças relacionadas com as dores nas costas também são combatidas. “Os problemas de coluna são muito complexos e envolvem, principalmente, problemas posturais, genéticos, ocupacionais, obesidade, sedentarismo, entre outros”, adverte a fisioterapeuta.

Exercícios a qualquer hora e lugar
A atividade física bem orientada causa inúmeros benefícios ao corpo, como o fortalecimento dos músculos profundos da coluna vertebral, fundamental para afastar as patologias que surgem nessa área. Com a cartilha, que é ilustrada e bem descritiva, é possível praticar exercícios simples, que podem ser realizados ao longo do dia, em qualquer lugar, principalmente em casa e no trabalho. Além de reduzir as dores, os exercícios melhoram a postura e aumentam a qualidade de vida.

 

A Campanha de Prevenção de Dor na Coluna dá continuidade ao Guia Dr. Coluna, idealizado pelo Helder Montenegro. Na primeira cartilha, o fisioterapeuta e a ABRC abordaram os movimentos realizados no dia a dia, apresentando e descrevendo a postura certa e errada para cada um, como levantar-se da cama, escovar os dentes, varrer a casa, dirigir e carregar malas. “Esperamos, com esta cartilha, dar início à uma ação preventiva de orientações posturais e incentivo à prática esportiva em todas as idades e com repercussão em todos os segmentos da sociedade”, explica o idealizado  do projeto, Helder Montenegro, presidente da ABRC.

 

Serviço:
Campanha de Prevenção de Dor na Coluna

Data: 2 de fevereiro de 2013
 Hora: das 8h30 às 11h30
 Local: Administração do Parque da Cidade
 Ingresso: gratuito
 Realização: Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna, em parceria com o ITC Vertebral
 Mais informações:
http://tratamento.herniadedisco.com.br/cartilha/

 

Assessoria de imprensa:
Gulyas Comunicação / (61) 8428 0719 / 8177 3832
[email protected]
Feed

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar