Campanha nacional alerta para prevenção de dores nas costasProgramação contará com lançamento de cartilha preventiva nesse sábado (2/02), às 8h30, no Parque da Cidade. A iniciativa é da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna, em parceria com o ITC Vertebral
Para combater uma epidemia que se multiplica pela falta de programas preventivos e incentivos à prática esportiva, a Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC), em parceria com o ITC Vertebral lança, neste sábado (2/02), em todo o país, a Campanha de Prevenção de Dor na Coluna. Em Brasília, o evento será realizado em frente à administração do Parque da Cidade, das 8h30 às 11h30. A programação inclui a distribuição de cartilhas com exercícios que dão adeus aos maus hábitos posturais, além de consultas gratuitas de pressão arterial, demonstração de exercícios e orientações de fisioterapeutas. O objetivo é tornar a prevenção acessível ao público de todas as idades e camadas sociais. As cartilhas também podem ser acessadas pelo site: http://tratamento.herniadedisco.com.br/cartilha/
Segundo dados do IBGE, no Brasil a dor nas costas é a terceira causa de aposentadoria e a segunda de licença ao trabalho. Estatísticas também indicam que 13% das consultas médicas são provenientes de queixas de dor na coluna vertebral e, em nosso país, já são mais de 5,3 milhões de pessoas com hérnia de disco. A Organização Mundial da Saúde afirma que 80% da população mundial terá, pelo menos, um episódio de dor na coluna durante a vida.Para Angela Adjuto Lepesquer, especialista em Coluna Vertebral e diretora da unidade ITC Vertebral de Brasília, o evento significa o cumprimento de um importante papel social, já que a partir da prevenção, doenças relacionadas com as dores nas costas também são combatidas. “Os problemas de coluna são muito complexos e envolvem, principalmente, problemas posturais, genéticos, ocupacionais, obesidade, sedentarismo, entre outros”, adverte a fisioterapeuta.
Exercícios a qualquer hora e lugar
A atividade física bem orientada causa inúmeros benefícios ao corpo, como o fortalecimento dos músculos profundos da coluna vertebral, fundamental para afastar as patologias que surgem nessa área. Com a cartilha, que é ilustrada e bem descritiva, é possível praticar exercícios simples, que podem ser realizados ao longo do dia, em qualquer lugar, principalmente em casa e no trabalho. Além de reduzir as dores, os exercícios melhoram a postura e aumentam a qualidade de vida.
A Campanha de Prevenção de Dor na Coluna dá continuidade ao Guia Dr. Coluna, idealizado pelo Helder Montenegro. Na primeira cartilha, o fisioterapeuta e a ABRC abordaram os movimentos realizados no dia a dia, apresentando e descrevendo a postura certa e errada para cada um, como levantar-se da cama, escovar os dentes, varrer a casa, dirigir e carregar malas. “Esperamos, com esta cartilha, dar início à uma ação preventiva de orientações posturais e incentivo à prática esportiva em todas as idades e com repercussão em todos os segmentos da sociedade”, explica o idealizado do projeto, Helder Montenegro, presidente da ABRC.
Serviço:
Campanha de Prevenção de Dor na Coluna
Data: 2 de fevereiro de 2013
Hora: das 8h30 às 11h30
Local: Administração do Parque da Cidade
Ingresso: gratuito
Realização: Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna, em parceria com o ITC Vertebral
Mais informações: http://tratamento.herniadedisco.com.br/cartilha/
Assessoria de imprensa:
Feed