20.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioSem categoriaArtigo: Doçura nunca é demais...

Artigo: Doçura nunca é demais…

Publicado em

Doçura nunca é demais…

Por Cristina Barros
Todas as vezes que crio uma nova torta ou prato doce, meu objetivo é provocar todos os sentidos de quem irá prová-lo. Desejo que o momento da primeira colherada se perpetue por vários minutos, seja de muito prazer e contemplação inigualável. Para isso, considero durante a criação das minhas tortas e doces cinco etapas essenciais. São elas:
Visão – É o primeiro sentido a ser provocado. A estética é a primeira coisa que é percebida em um prato (“oh, como é lindo esse doce…”). Nesse aspecto, me preocupo com tamanho, cor, decoração e apresentação como um todo. Não se deve menosprezar a importância de nenhum desses elementos, pois cada um é fundamental para um bom resultado estético.
Audição – A primeira colherada deve proporcionar ruídos agradáveis, como o crocante das castanhas ou o efeito de um recheio surpresa no interior de uma trufa, que somados à visão, causam prazer em quem saboreia o doce.
Tato – É o que mais me rouba tempo na confecção do doce. Fico horas imaginando como deveriam se comportar as minhas criações. Brinco com aerado, cremoso, crocante, liquido, gelado x quente… Sabe aquele crocante no meio do bolo fofinho? Enfim, gosto de contrastar texturas, misturar elementos e sair do “comum”.
Gosto – Doce, amargo, ácido e salgado. O reconhecimento do sabor é o mais importante e complexo fator na confecção de pratos doces. É aí que ganhamos o paladar do outro, ativamos sua memória gustativa e até nos arriscamos a dizer que queremos criar uma memória diferenciada por meio de misturas antes ainda não experimentadas. Já provou um brigadeiro amargo com expresso, sem adicionar açúcar? A sensação de amargo e doce que os dois produtos têm é deliciosa. É a combinação mais que perfeita: chocolate e café.
Olfato – Os alimentos servidos quentes são os que mais desprendem cheiro. Na confeitaria, a grande maioria dos produtos é gelada, e é aí que me preocupo em utilizar aromas que, ao consumo do doce, convide os narizes a adivinharem: Que ingrediente é esse? De onde o conheço?
.
Costumo dizer que doçura nunca é demais, pois acredito que, não é somente o simples fato de se comer o doce, mas os momentos vivenciados durante a sua degustação. A troca que muitos casais fazem, quando os garfos se cruzam, um levando à boca do outro um pedacinho do que escolheu. A mãe que passa na loja e leva uma caixa de brigadeiros para filha que está triste. O momento de prosa entre um café e brigadeiro com um amigo que resolve abrir seu coração e, de alguma forma, aquele momento faz ele se sentir feliz. E em diversas outras situações em que o doce proporciona o encontro, não só com o paladar, mas consigo mesmo. Entre cada colherada de um saboroso manjar dos deuses é possível entender o passado, projetar o futuro e agradecer o presente, tornando o mundo um lugar mais doce de se viver.


Cristina Barros
Cristina Barros, 39 anos de idade, formou-se em Sevilla, na Espanha. Tem como experiência trabalhos realizados em cafeterias de Madri e, principalmente, na cidade de Sevilla, onde descobriu sua paixão pela Confeitaria. Alguns dos destaques profissionais de Cristina são voltados para a chocolateria, com o diferencial de aprendizados específicos na Espai Sucre, em Barcelona, uma das mais conceituadas escolas de Gastronomia do mundo especializadas em chocolate.

Além de atender encomendas, a chef gourmet inaugurou, no ano passado, a Cristina Barros Pâtisserie, torteria e cafeteria, localizada no setor Sudoeste, em Brasília. Com ambiente aconchegante e decoração inspirada em estilos europeus, a Pâtisserie trabalha com produtos personalizados e sofisticados feitos, principalmente, com chocolates importados da Bélgica.

Serviço:
Cristina Barros Pâtisseri
Tortas, doces e chocolates artesanais.
Local: CLSW 103, Bloco A, Loja 23, Galeria do Edifício Rhodes II – Sudoeste – Brasília – DF
Horário de funcionamento: 9h às 18h (de segunda a sábado)
Telefone/encomendas:  61 3343-3209 /  61 8210-3635 / [email protected]
Mais informações: http://www.cristinabarrospatisserie.com.br
Assessoria de impresa:
Gulyas Comunicação
 (61) 8428 0719 / 8177 3832
Feed

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar