15.9 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioSem categoria12/04 - Trabalhadores da BRF buscam medidas para falta de avanço nas...

12/04 – Trabalhadores da BRF buscam medidas para falta de avanço nas negociações

Publicado em

Trabalhadores da BRF buscam medidas para falta de avanço nas negociações
 

 
 
A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins) convoca sindicatos e federações representantes dos trabalhadores da BRF (cerca 100 mil no Brasil) para reunião nacional a ser realizada na próxima terça (12/04), às 13h, em Santa Catarina (SC). O objetivo do evento é organizar a categoria para mobilizações em reação à falta de avanço nas negociações coletivas de trabalho em todo o País.
 
De acordo com a CNTA Afins, a BRF, gigante do mercado alimentício mundial, tem aplicado uma política rígida de relacionamento com as entidades sindicais, além de apresentar propostas abaixo das expectativas dos trabalhadores.
 
“Nossa intenção é discutir e decidir uma ação nacional contra esta política perversa que a BRF vem praticando nas negociações coletivas de trabalho, se negando a repor até mesmo a inflação do período no salário dos trabalhadores e praticando politica anti-sindical, quando as entidades estão mobilizando os trabalhadores.”, denuncia o presidente da CNTA Afins, Artur Bueno de Camargo.
 
Bueno também afirma que, apesar de contar com incentivos fiscais e financiamentos através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a BRF (presente em mais de 120 países, nos cinco continentes) não tem fornecido a contrapartida social aos trabalhadores. Ele também acrescenta que algumas indústrias tem se aproveitado da crise econômica e política do País para retirar direitos dos trabalhadores.
 
“Precisamos nos unir para, juntos, não permitir a continuidade desta política da BRF, que vem prejudicando os trabalhadores. E o momento é este, em que não foi assinado nenhum acordo com o grupo este ano. Vamos virar este jogo a favor do fortalecimento das entidades sindicais e dos trabalhadores. Essa luta depende de cada um de nós, que fomos eleitos para representa-los.”, afirma.
 
Atualmente, a CNTA Afins representa os interesses de 1,5 milhão de trabalhadores da categoria da Alimentação, sendo quase 500 mil ligados ao setor frigorífico. De acordo com levantamento recente realizado pela subseção do Dieese na CNTA Afins, a BRF conta atualmente com cerca de 100 mil funcionários no Brasil, ligados a 66 unidades, sendo 35 fábricas e 21 centros de distribuição, com destaque para as regiões Sul (53%) e Centro-Oeste (25%). Em 2015 a BRF reportou 739 acidentes de trabalho em seu relatório anual, sendo 123 lesões com afastamento e 616 lesões sem afastamento.
 
Campanha nacional de mobilização
 
Em janeiro desse ano, a CNTA Afins realizou um encontro nacional da categoria das indústrias da Alimentação, que resultou na aprovação de uma pauta nacional com dez itens que constam, entre outros pontos, o posicionamento contra demissões arbitrárias, a precarização do trabalho e a não permissão da redução de direitos.
 
“Diante das circunstâncias com negociações coletivas do setor em curso, decidimos chamar novamente uma reunião com os companheiros (as) para que juntos possamos fortalecer as condições de negociações de todas as entidades. Pedimos que todos levem para essas reuniões o último acordo coletivo de trabalho firmado com a empresa para ajudar na luta de conquista aos trabalhadores, de forma unificada.”, convoca a CNTA Afins.

Serviço:
Data: 12 de abril de 2016
Hora: das 13h às 17h
Local: sala Foyer do Kennedy Executive Hotel, localizado na Rua Maria Bernardina Vaz Borges, nº 25, São José, Santa Catarina (SC).

Assessoria de imprensa da CNTA Afins
Clarice Gulyas

(61) 3242-6171 / (61) 8177 3832 whatsapp /
http://www.cntaafins.org.br
SIG Sul, quadra 06, lotes 2380 e 2390, salas 307 e 309 – Edifício Office 300
CEP: 70.610-460 – Brasília (DF)
Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins

Feed

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar