Nesta quarta, 19 de março, a partir das 19h, o Sarau Ritmo e Poesia marca a reinauguração do Ponto de Cultura Alquimia em Valparaíso de Goiás (Etapa A, Quadra 12, Casa 28). O musical “Tropicália de Rita e Gal”, o curta-metragem “A Lona” e as apresentações especiais da cantora Sorte e do poeta José Garcia Caianno (Banca de Poetas) são atrações da noite, por meio do projeto Conecta Cult. Tudo aberto e gratuito. Informações pelo Instagram @culturaalquimia
O Coordenador do projeto, o ator e diretor Fernando Fernandes, diz que o Ponto de Cultura Alquimia renasce como um epicentro artístico. E o Conecta Cult, segundo ele, reafirma o compromisso do Ponto de Cultura Alquimia como um centro de referência cultural em Goiás, integrando arte, educação e inclusão social, ao mesmo tempo em que preserva e promove as tradições culturais da região.
“Aqui vamos conectar talentos locais e nacionais em um espaço vibrante e inovador. Artistas e fazedores de cultura encontrarão um verdadeiro universo de possibilidades com: um teatro teatro/cinema intimista para 50 espectadores; dois estúdios de gravação para dar vida a novas vozes; obras de arte de grandes nomes; estúdio de fotografia para capturar a essência da arte; sala de produção e coworking para transformar ideias em realidade; estúdio de massoterapia para o bem-estar criativo e loja exclusiva, com produtos que só a Alquimia oferece”, revela Fernando.
Ele também afirma que será uma noite incrível. “E para tornar esta inauguração inesquecível, preparamos quatro atrações culturais de alto nível para celebrar o encontro entre arte, expressão e criatividade.Esta é a nossa Alquimia, onde a cultura se transforma!˜, finaliza o artista e produtor cultural.
– Exibição do curta-metragem premiado pela Lei Paulo Gustavo 2024, intitulado “A Lona” que conta a história de um dos artistas mais importantes do Brasil, Fernando Gama.
– Roda de Poesia com José Garcia Caianno, também conhecido como Dedé, é um escritor, poeta e ator goiano, reconhecido por sua significativa contribuição à cultura brasileira. Ele é o idealizador da Banca de Poetas, um projeto que visa promover a literatura e a poesia, proporcionando um espaço para escritores compartilharem suas obras e interagirem com o público.
– Apresentação solo da cantora “Sorte”
– Apresentação do musical “Tropicália, de Rita e Gal” . É uma compilação cênica de importantes acontecimentos que culminaram no florescimento do movimento tropicalista, caracterizado principalmente por grandes mudanças no cenário da música popular que surgiu em 1967 sob a influência de canções de protesto ao governo militarista que eram apresentadas em palcos de festivais com a organização da Tv Record. O espetáculo valoriza a importância dos fundadores e principais expoentes do Movimento Tropicalista composto
essencialmente por Gilberto Gil, Gal Costa, Caetano Veloso, Tom Zé e a Banda Mutantes. Buscou agregar à música popular brasileira (MPB) características da cultura jovem internacional como a vanguarda e o pop-rock. T
Este projeto será realizado no Ponto de Cultura Alquimia, localizado no município de Valparaíso de Goiás, ao longo de 11 meses, no ano de 2025, com foco em promover a inclusão social e cultural para todos os segmentos da comunidade, incluindo pessoas de diferentes faixas etárias e socioeconômicas. As atividades serão gratuitas, garantindo o acesso democrático à cultura e à arte. Além disso, o projeto será executado por uma equipe qualificada de produtores culturais, artistas e gestores experientes, incluindo Fernando Fernandes, que já possui mais de 37 anos de carreira, e Fernando Lucas, atual diretor executivo do Ponto de Cultura. As ações incluem a reforma da infraestrutura, tornando o espaço acessível para pessoas com deficiência, com elevador, rampas e banheiros adaptados. Haverá também a ampliação do calendário cultural, com a oferta de novas oficinas, eventos trimestrais e atividades itinerantes, visando levar a arte e a cultura para fora das paredes do Ponto de Cultura, em parcerias com escolas e outras instituições locais. Além disso, será implantado um plano de gestão sustentável, com o objetivo de garantir a continuidade das ações culturais a longo prazo, bem como o fortalecimento da presença digital do espaço através de um novo site e páginas nas redes sociais.