28.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioEsportesHistória Hoje: há 75 nascia o piloto da Fórmula 1 Niki Lauda

História Hoje: há 75 nascia o piloto da Fórmula 1 Niki Lauda

Publicado em

De família rica mas sem apoio, o austríaco Niki Lauda correu atrás do sonho de ser piloto e se tornou uma referência na Fórmula 1. Nascido no dia 22 de fevereiro de 1949, em Viena, Andreas Nikolaus Lauda começou a competir aos 19 anos e não se abateu nem mesmo quando sofreu um grave acidente nas pistas.

A família Lauda era conhecida pelo segmento de fabricação de papel. Mas Niki não queria trabalhar na empresa. A paixão pela corrida fez com que o jovem abandonasse os estudos, pegasse empréstimo e comprasse uma vaga na Fórmula 2.

Depois de testar seu talento na categoria, tomou mais um empréstimo e, em 1972, investiu na Fórmula 1. O desempenho de Lauda rendeu um contrato com a Ferrari em 1974. No ano seguinte, Niki Lauda conquistou seu primeiro campeonato mundial. Vitória austríaca e alegria dos italianos já que a Ferrari amargava uma década sem títulos.

Em 1976, o piloto fazia uma ótima campanha quando bateu o carro no GP da Alemanha. Niki Lauda foi retirado em meio às chamas. O estado era tão grave que ele chegou a receber a extrema-unção de um padre. Mas, seis semanas depois, lá estava ele na pista outra vez. Lauda poderia ter vencido o campeonato, mas acabou desistindo no final por questões de segurança.

Criticado na imprensa, mostrou que podia ir mais longe. Foi o grande vencedor da temporada de 1977. Abandonou as pistas em 1979 e se tornou empresário da aviação. Em 1982, voltou a correr depois de assinar um acordo milionário com a McLaren. Em 1984, venceu seu terceiro título mundial e se aposentou no ano seguinte. Fora do cockpit, atuou como conselheiro e chefe de equipe, e como comentarista de TV.

Em 2018, o piloto passou por um transplante de pulmão. Com a saúde fragilizada, Niki Lauda morreu em 20 de maio de 2019, aos 70 anos.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje: 

Redação: Beatriz Evaristo 

Sonoplastia: Jailton Sodré 

Apresentação: José Carlos Andrade

Publicação Web: Liliane Farias

Fonte: Agência Brasil

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar