20.6 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioTrânsitoDetran-DFSinalização de trânsito reforça segurança e evita sinistros

Sinalização de trânsito reforça segurança e evita sinistros

Publicado em

Detran-DF já realizou 217 mil metros de pintura nas vias urbanas e instalou mais de mil placas de trânsito no primeiro semestre de 2025

Zélia Ferreira

(Brasília – 18/7/2025) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal está com uma atenção especial à sinalização horizontal (marcas no solo) e vertical (placas) das vias urbanas do DF. A medida é necessária para reforçar a segurança viária e evitar sinistros, mas para isso os usuários das vias precisam obedecer à sinalização.

 

Em parceria com as administrações regionais, que conhecem de perto as demandas da população, o Detran-DF está desenvolvendo uma força-tarefa para sinalizar quebra-molas, faixas de pedestres, estacionamentos, rotatórias e marcações como linha de bordo, linha divisora de fluxos, marcas de canalização, faixa de parada obrigatória, entre outras. As placas também estão sendo verificadas e substituídas ou recuperadas quando necessário.

 

“É muito importante lembrar que a sinalização de trânsito salva vidas, desde que os usuários das vias a respeitem. Não adianta o Detran-DF sinalizar toda a cidade, se o cidadão não obedecer às regras, fazendo travessias fora da faixa, estacionando em local proibido, excedendo a velocidade, realizando conversões e ultrapassagens onde é proibido pela sinalização e deixando de respeitar a preferência nas rotatórias e cruzamentos”, destaca o diretor de Engenharia, Eduardo Dutra.

 

Cidades como Vicente Pires, São Sebastião, Itapuã, Taguatinga, Águas Claras, Gama, Lúcio Costa e Plano Piloto, por exemplo, já tiveram suas sinalizações revitalizadas este ano. De janeiro até junho, foram realizados 216.930,38 metros de pintura e instaladas 1.027 novas placas, além de 133 recuperadas. Também foram instalados 27.362 tachões que reforçam a visibilidade da sinalização tanto de dia quanto de noite.

 

Responsabilidade coletiva

Os órgãos de trânsito são responsáveis por instalar e manter a sinalização de trânsito em boas condições de visibilidade, como as placas, marcas viárias e sinais luminosos, que fornecem aos usuários das vias informações importantes como limites de velocidade, direções, cruzamentos, áreas de pedestres e possíveis perigos na via. É com base na sinalização que todos podem tomar decisões acertadas e seguras ao trafegarem pela cidade.

 

Por outro lado, a responsabilidade de conhecer e respeitar a sinalização de trânsito é de todos. Só assim ela cumpre seu papel de garantir um ambiente seguro e organizado, promovendo maior fluidez e segurança viária.

 

Fonte: DETRAN – DF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar