A qualidade da banda de rodagem dos pneus é importantíssima para mais aderência e estabilidade do veículo, reduzindo os riscos de sinistros
Zélia Ferreira
(Brasília – 17/7/2025) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal alerta que conferir as condições dos pneus do veículo é uma conduta necessária para garantir mais segurança viária e, por isso, as ações educativas do programa Pneu Seguro têm sido intensificadas pela autarquia especialmente em períodos próximo a chuvas e em férias escolares, quando são comuns as viagens em família.
Desde que o programa foi criado – abril de 2024 – até junho deste ano, a Diretoria de Educação de Trânsito já realizou 63 ações, alcançando 4.939 pessoas em 19 regiões administrativas: Águas Claras, Brazlândia, Candangolândia, Ceilândia, Cruzeiro, Estrutural, Gama, Guará, Jardim Botânico, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Plano Piloto, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho, Taguatinga e Vicente Pires.
“A qualidade da banda de rodagem é responsável pela aderência e estabilidade do veículo, reduzindo os riscos de sinistros por perda de direção, ineficiência da frenagem e aquaplanagem. Por isso, todo condutor precisa adquirir o hábito de checar a qualidade dos pneus e, caso os sulcos estejam com menos de 1,6mm de profundidade, providencie logo a troca”, explica o chefe do Núcleo de Programa Educativo de Trânsito, Frank Alves.
O programa Pneu Seguro visa conscientizar condutores e proprietários de veículos automotores e elétricos sobre a importância das boas condições dos pneus para uma circulação segura. As ações acontecem semanalmente em estacionamentos, feiras, shoppings, parques e locais de grande circulação de veículos. Atualmente, estão sendo realizadas também em postos de gasolina, aproveitando o tempo de abastecimento para abordar o condutor e fazer a verificação dos pneus de forma rápida e muito eficiente.
Os educadores abordam os condutores e fazem a conferência in loco dos pneus, alertando-os para fazerem a troca, caso não estejam em boas condições de rodagem. Eles também entregam um folder informativo que contém um medidor para aferir a profundidade dos sulcos dos pneus para auxiliá-lo em medições futuras.
Banda de rodagem
A parte do pneu que entra em contato direto com o solo chama-se banda de rodagem. Ela possui sulcos, ranhuras e blocos de borracha que garantem a tração, a aderência e a estabilidade do veículo. As ranhuras também são responsáveis por auxiliar na drenagem de água e dissipação do calor causado pelo atrito do pneu com o solo.
De acordo com o Manual de Obtenção da CNH, elaborado pelo Detran-DF, o condutor precisa tomar os seguintes cuidados com os pneus, rodas e suspensão do veículo:
Calibrar os pneus ainda frios, inclusive o estepe, colocando a pressão recomendada pelo fabricante, de acordo com as condições de carga. Pneu murcho desgasta as bordas, prejudicando a estabilidade e aumentando o consumo de combustível. Já o pneu muito cheio desgasta o centro da banda de rodagem, compromete a aderência e danifica a suspensão, prejudicando também a estabilidade veicular.
Trocar os pneus quando o desgaste atingir a marca indicadora – TWI (TreadWear Indicator) ou quando o sulco na borracha estiver inferior a 1,6 mm de profundidade.
Fazer o rodízio e usar somente o tamanho e modelo indicado no manual do veículo, além de fazer o balanceamento das rodas com regularidade, a fim de evitar instabilidade, trepidação e deterioração da suspensão.
Substituir amortecedores e molas estragados, porque, com defeitos, levam à perda de controle do veículo.
Fonte: DETRAN – DF