Estão previstas mais de 1,5 mil ações de policiamento e fiscalização, entre os dias 19 de novembro e 4 de janeiro, com foco em locais de maior consumo de bebidas alcoólicas e de grande circulação de pessoas
Zélia Ferreira
(Brasília – 19/11/2025) – As confraternizações de fim de ano se aproximam e, para garantir mais segurança viária, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal intensifica as ações de policiamento e fiscalização de trânsito com foco especial em locais de maior consumo de bebidas alcoólicas e de grande circulação de pessoas. É a operação Boas Festas 2025 que começa nesta quarta-feira (19), véspera de feriado prolongado no DF, e vai até o dia 4 de janeiro de 2026.
Serão 1.560 mil ações de policiamento e fiscalização, sendo 100 do tipo blitz, 410 patrulhamentos ostensivos com abordagens e 1.050 pontos de demonstração. O trabalho dos agentes ocorre de forma preventiva e, também, com pontos bloqueios e grandes blitzes diurnas e noturnas em todas as regiões administrativas do DF.
“Esta época do ano é muito festejada e a gente sabe que, aumentando as festas, costuma-se aumentar também o consumo de bebidas alcoólicas. Para que as pessoas possam se confraternizar e festejar o Natal e Réveillon sem comprometer a segurança do trânsito, o Departamento vai reforçar sua presença nas ruas”, enfatiza o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Bruno Baruque. O diretor ainda lembra que “o principal foco da operação Boas Festas será o combate à direção sob influência de álcool, mas os agentes também observarão outras irregularidades que trazem graves riscos de sinistros, como falar ao celular, conduzir veículos sem habilitação, deixar de usar o cinto de segurança e desrespeitar o pedestre na faixa, por exemplo”.
Locais e horários
No planejamento da operação Boas Festas, foram mapeados os locais de maior consumo de bebidas alcoólicas e de grande circulação de pessoas, como bares, clubes, boates, eventos festivos, shoppings, entre outros. Dias e horários são definidos com base nos registros de flagrantes de alcoolemia e de sinistros de trânsito. O horário do almoço é um diferencial da operação, que foca também nas confraternizações realizadas nos grandes restaurantes da capital.
Vale destacar que o objetivo do Detran-DF não é impedir a diversão e o consumo de bebida alcoólica, mas evitar que momentos de celebração e confraternização deem espaço a tragédias no trânsito.
Fonte: DETRAN – DF

