No último dia 14, representantes do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) acompanharam a visita técnica da equipe do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) às obras do Viaduto do Riacho Fundo I e ao Viaduto do Recanto das Emas.
O objetivo foi justamente avaliar as etapas do cronograma de finalização da obra do Riacho Fundo I, bem como, observar o funcionamento do viaduto do Recanto das Emas, na DF-001, que foi entregue à população em março de 2023.
A programação da visita começou com uma inspeção na obra do viaduto da DF-075 (Estrada Parque Núcleo Bandeirante/ EPNB), que dá acesso ao Riacho Fundo I. Depois, a equipe seguiu para a obra do viaduto da DF-001 (Estrada Parque Contorno/EPCT), que conecta o Recanto das Emas ao Riacho Fundo II.
Estiveram presentes servidores da Superintendência de Obras (SUOBRA), da Superintendência Técnica (SUTEC) e da Coordenação de Planejamento e Captação de Recursos (Coplan), além de integrantes da Secretaria de Estado de Economia (SEEC) e do BNDES.
Importância das Obras
Desde que foi entregue à população do DF, o viaduto do Recanto das Emas beneficia cerca de 60 mil motoristas diariamente. O Governo do Distrito Federal investiu R$ 30,9 milhões nessa benfeitoria, cuja estrutura moderna criou um novo acesso ao Recanto e ao Riacho Fundo II, melhorando assim a fluidez viária aos motoristas que transitam no sentido Gama-Samambaia e vice-versa.
As obras do viaduto do Riacho Fundo I, na DF-075, encontram-se em fase de finalização. Com um investimento total de R$ 22,3 milhões, o viaduto contará com pistas de 200 metros de comprimento, que facilitarão o acesso tanto ao Riacho Fundo I quanto à Área de Desenvolvimento Econômico (ADE). Além disso, vai eliminar o balão na entrada da cidade, que gera tráfego intenso na região, em ambos os sentidos da estrada.
A Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) é uma das vias mais movimentadas do Distrito Federal. Além de dar acesso à BR-060, rodovia muito usada por quem vai para Goiânia (GO), a estrada liga as regiões de Samambaia, Recanto das Emas, Taguatinga, Águas Claras, Riacho Fundo, Riacho Fundo II e Núcleo Bandeirante ao Plano Piloto. Estima-se que quase 100 mil motoristas serão beneficiados com a construção do viaduto, obra que gera cerca de 50 empregos diretos.
As construções dos viadutos são fundamentais para melhorar a mobilidade na região, reduzindo o tempo de deslocamento e aumentando a segurança viária. As obras representam um investimento significativo na infraestrutura do Distrito Federal, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social.
Fonte: DER – DF