Na noite de 19 de julho de 2024, a Polícia Militar do Distrito Federal, através do Gtop 36, agiu com rapidez para proteger uma mulher vítima de violência doméstica. O fato ocorreu por volta das 22h na Vila São José, Brazlândia.
O agressor, além de agredir sua ex-companheira, danificou seus pertences e, demonstrando total desrespeito com a lei e com os profissionais que zelam pela segurança da população, divulgando em aplicativos de conversas mensagens depreciando os policiais do 16° Batalhão. Na tentativa de escapar da responsabilidade por seus atos, o indivíduo fugiu em alta velocidade da equipe policial, que fazia patrulhamento na região, colocando em risco a segurança de si e de terceiros.
Mesmo com a tentativa de fuga, a PMDF conseguiu capturar o agressor. Ele foi detido e, ao ser preso, resistiu à ação policial. Diante dos crimes cometidos, o indivíduo responderá por dano, ameaça, desacato e também será enquadrado na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), que pune atos de violência contra mulheres. Havia inclusive em sua moto e capacete adesivos com o código 59d que significa ‘especialista em dar fuga da Polícia’
O caso foi encaminhado para a 18ª Delegacia de Polícia, onde o agressor passará pelos trâmites legais cabíveis. A atuação firme da PMDF neste caso demonstra o compromisso da corporação com a proteção das mulheres e o combate à violência doméstica.
Fonte: PMDF