16.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalCulturaNesta quinta (18/4), lançamento do projeto A Infância na Biblioteca

Nesta quinta (18/4), lançamento do projeto A Infância na Biblioteca

Publicado em

No Dia Nacional da Literatura Infantil, a Biblioteca do Gama recebe teatro de Bonecos e contação de histórias
A Voar Arte para a Infância e Juventude lançará nesta quinta (18/4), a partir das 9h30, na Biblioteca Pública do Gama (Salão de Múltiplas Funções, Setor Central, Praça 2), o projeto “A Infância na Biblioteca” para celebrar o Dia Nacional da Literatura Infantil. A programação contará com espetáculos de teatro de bonecos e contação de histórias. Tudo com acessibilidade em LIBRAS e Audiodescrição. Além das apresentações serem abertas, o projeto levará alunos da Escola Classe 22 do Gama. “A Infância na Biblioteca” é realizado por meio de um Termo de Fomento em parceria com o Ministério da Cultura. O projeto também conta com o apoio da Administração Regional do Gama. Informações sobre a programação no Instagram @voarteatrodeboneco

O produtor executivo do projeto, Marco Augusto, disse que a iniciativa levará  programação cultural e formativa, ou seja, apresentações teatrais, contação de histórias, palestras, oficinas, visitas guiadas e exibições de audiovisual para as bibliotecas públicas do Gama, Santa Maria, Ceilândia e Samambaia.

“Nossa meta é fortalecer as cadeias criativa, produtiva e mediadora do livro e da leitura, sabendo que isso é fator relevante para o desenvolvimento da produção e difusão intelectual para crianças, promovendo o acesso aos bens culturais, à democratização do livro e à promoção da cidadania plena”, explica Marco.

Segundo ele, a proposta prevê uma série de atividades presenciais que envolvem a literatura e diversidade cultural para criar uma execução consistente visando que seja replicada em bibliotecas do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

“Também visamos estimular a leitura, a produção, a formação de público infantil nas bibliotecas da periferia de Brasília, em especial a difusão das obras artísticas e especialmente, a viabilização do acesso ao teatro e à literatura. O público-alvo é a comunidade local e alunos da rede pública de ensino”, explica o produtor, que também é ator, manipulador de bonecos e diretor teatral.

 Programação especial do dia 18
 
Os espetáculos escolhidos para esse dia são baseados em obras literárias, o que é uma característica da Cia. Voar. 
Crédito da foto- Lucas Rezende
 
 9h30: Teatro de Bonecos – “Os Meninos Verdes”

A peça infantil adaptada do livro homônimo de Cora Coralina, mostra as pequenas criaturas verdes encontradas no jardim de Dona Cora. Elas conquistam o afeto da poetisa através de suas brincadeiras, estripulias, do exercício da imaginação e da pureza. Tudo com simplicidade, assim como no livro, onde a autora usou ternura para narrar meninices, brincadeiras e sonhos, provocando a identificação não somente nas crianças, mas também nos adultos. A história original é preservada em sua essência, rica em metáforas e simbolismo, revelando o lado da autora que poucas pessoas conhecem. A literatura para crianças de Cora Coralina e as situações do livro são transportadas para o palco através do teatro de bonecos, permitindo criar belas cenas repletas de poesia. Conto lúdico sobre a aceitação do desconhecido encenado por bonecos manipulados pelos atores Alessandra Barros, Gabriel Calasans e Marco Augusto.
Crédito da foto- Joel Rodrigeus – Agência Brasília

10h: Contação de Histórias com Arlene Muniz

A magia das palavras ganha vida com Arlene Muniz! Venha participar de uma viagem pelo mundo da literatura, onde cada história é um convite para imaginar, sonhar e se emocionar. Imperdível para crianças de todas as idades!

Crédito da foto – Toni Guedes
14h: Teatro de Bonecos – “João e o Pé de Feijão”
A versão conhecida mais antiga é a de Benjamin Tabart, publicada em 1807 e popularizada por Joseph Jacobs em 1890, com a publicação de “English Fairy Tales”.  A peça narra a história de um menino que, movido pela curiosidade e astúcia, vence um gigante e acaba com a fome e a aridez do lugar onde mora, mudando seu destino e de sua família. Um conto popular rico em simbolismo, uma aventura fantástica e de elementos mágicos: a semente que brota até o céu, a galinha dos ovos de ouro, o terrível gigante, a harpa encantada, tudo isso encenado com o encanto do teatro de bonecos.
Crédito da foto – arquivo pessoal
14h30: Contação de Histórias com Alice de Sousa
Venha se perder nas páginas de histórias encantadas com Alice de Sousa! Em sua companhia, viajaremos por mundos fantásticos, conheceremos personagens inesquecíveis e viveremos aventuras sem igual. Uma tarde dedicada ao poder da imaginação e da literatura!
Não percam essa oportunidade única de celebrar o Dia da Literatura Infantil conosco!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar