22.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalCulturaLiteratura popular incentiva a escrita criativa em escolas de Taguatinga

Literatura popular incentiva a escrita criativa em escolas de Taguatinga

Publicado em

No próximo dia 27 de outubro, sexta-feira, o projeto Cordel, rima, métrica e oração chegará aos alunos do Centro de Ensino Fundamental (CEF 10) de Taguatinga Sul, nos horários de 10h às 12h e das 16h às 18h, envolvendo uma série de atividades culturais e lúdicas.

O projeto é idealizado e coordenado pelo escritor Gustavo Dourado, presidente da Academia Taguatinguense de Letras (ATL), entidade que já desenvolveu mais de 60 oficinas de cordel e poesia popular em sua sede e em escolas do DF. Na ocasião, ele vai ministrar a palestra Cordel das Origens à Contemporaneidade e apresentar o vídeo A peleja do cordel. Em seguida, os escritores José Maria da Silva Mourão e Goári Poeta Gravador irão desenvolver oficinas de Xilogravura, quando os estudantes terão a oportunidade de entrar em contato com as técnicas dessa arte.

O objetivo do projeto é divulgar, promover e estimular a escrita criativa, bem como destacar a literatura de cordel, tombada como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, no ano de 2018, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “O projeto visa também formar uma geração nova de profissionais na área, com o intuito de defender esse patrimônio brasileiro”, observa Dourado.

Goári Poeta Gravador explica que a xilogravura, técnica milenar de gravação em madeira, é a forma tradicional de ilustração da Literatura de Cordel. “Nas oficinas, os alunos aprendem o passo a passo do processo de desenvolvimento da xilogravura, entre eles o desenho, o manuseio de goivas, impressão e forma correta de assinar as obras depois de prontas”, ressalta ao lembrar que o estudante se sente muito estimulado quando sabe que depois das atividades, leva para casa uma obra xilográfica produzida por ele.

Para a professora Diná Amaral Santa Cruz, do CEF 10, “é muito importante levar a literatura, em suas variadas formas, à sala de aula, especialmente quando há oficinas em que o aluno é apresentado a um estilo literário e tem a possibilidade de colocar a mão na massa, em uma dinâmica criativa e divertida, e que ainda trabalha o entendimento social e crítico da sociedade, contribuindo no seu processo de aprendizagem”.

SERVIÇO:
Projeto: Cordel: rima, métrica e oração
Data: 27 de outubro
Local: CEF 10 -Taguatinga Sul
Horários: De 10h às 12h e das 16h às 18h
Acessibilidade: intérprete em Libras
Produção: Gustavo Fontele Dourado (Fontele Studios)
Patrocínio: Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC/DF)

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar