28.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalCulturaEscritor Miranda de Aquino retorna a Brasília para palestras e sessão de...

Escritor Miranda de Aquino retorna a Brasília para palestras e sessão de autógrafos

Publicado em

Na Semana do Meio Ambiente, representante de Roraima no mapa literário nacional terá agenda com atividades literárias pelo DF
Quem consegue resistir aos versos certeiros do professor e escritor Miranda de Aquino (pseudônimo literário Zezé Maku)? Neles a literatura popular é uma ferramenta para a educação ambiental.  Autor de 11 obras, radicado em Roraima, Miranda terá uma agenda no DF digna de nota, começando no Dia Mundial do Meio Ambiente, quarta-feira, 5 de junho, às 19h,  ele dará palestra-performance seguida de sessão de autógrafos na Biblioteca Nacional de Brasília (Esplanada dos Ministérios). Alunos do EJA de uma escola rural já confirmaram presença.
Já na quinta-feira, 6 de junho, ele participa de um bate-papo com alunos de uma escola rural:  do 2°, 3°,  4° e 5° Anos do Centro Educacional Casa Grande (CED CG), no Gama. Ele ainda terá agenda de entrevistas, na rádio Senado,por exemplo, além de encontros com parlamentares e reuniões em algumas secretarias do DF.
“Os adultos estão perdidos, temos que investir nas crianças. Mesmo que se fechem os olhos, os efeitos da ganância e das respostas da natureza já atingem a todos nós. Por isso,há muitos anos, minhas obras literárias são feitas para incentivar a inserção da Educação Ambiental nas práticas educacionais diárias da educação básica”, revela o autor que morou em Brasília de 2000 a 2010.
O autor – Miranda de Aquino, Zezé Maku ou José Miranda de Aquino, é por todas essas alcunhas que atende o professor e poeta popular. Tem 11 obras publicadas, sendo que seu nono livro, intitulado, “O Reino de Makunaima e Sua Chefia da Fauna”, publicado em três idiomas, é referência escolar em Roraima. Crítico Literário com mestrado pela PUC Goiás, é membro da Academia de Letras Artes e Cultura da Amazônia/ALACA. Ele é uma referência ao ritmo maculelê e à lenda Makunaima, além de outras lendas e mitos da cultura amazônica. Dedicada à literatura infantil, sua obra transita entre a pesquisa histórica e o cordel, trazendo enredos sobre tradições indígenas, preservação da Amazônia por meio de histórias de animais ameaçados de extinção.
Mapa literário nacional –  Autores mais representativos de todos os estados e do DF foram escolhidos para fazer parte do Mapa Literário Nacional. A seleção foi organizada pela Revista Super Interessante e teve critérios como número de prêmios ganhos, participações em Academia de Letras de suas respectivas federações, cobrança nos vestibulares locais, número de traduções para línguas estrangeiras e, é claro, se o autor é reconhecido por sintetizar a identidade de cada estado — não sendo determinante seu local de nascimento. A escolha tem entre seus escolhidos Guimarães Rosa, Mário de Andrade, Rubem Braga, Clarice Lispector, Cruz e Sousa, Érico Veríssimo, Paulo Leminski, Ariano Suassuna, Jorge Amado entre outros.  Zezé Maku, nome artístico do professor e escritor José Miranda de Aquino, foi o escolhido para representar Roraima.

 

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar