20.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalEducaçãoSEEDF realizará live pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying

SEEDF realizará live pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying

Publicado em

Evento no Canal EducaDF apresentará práticas exitosas desenvolvidas por alunos

Por Bruno Grossi, Ascom/SEEDF

 

 

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) promove, na próxima segunda-feira (7/4), uma live especial em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola. Com o tema “Veja algo, diga algo, faça algo”, a transmissão será feita às 10h, pelo canal EducaDF no YouTube, e ficará salva na plataforma para consulta futura de gestores, professores e comunidade escolar.

 

A iniciativa é organizada pela Assessoria Especial de Cultura de Paz (AECP) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância da convivência pacífica no ambiente escolar, fortalecendo valores de empatia, diálogo e respeito. O formato será o de roda de conversa, com mediação da professora Graça de Paula e da orientadora educacional Michelle Confessor, tendo como convidadas a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, a professora Márcia Delgado e as estudantes Luiza Souto e Maia Souza do Centro de Ensino Médio (CEM) 01 do Guará.

 

A escola deve ser um espaço de respeito, convivência saudável e acolhimento”, destaca a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá. “Essa live é uma oportunidade de reafirmarmos o compromisso da rede pública com a cultura de paz, valorizando iniciativas que fazem a diferença no dia a dia dos nossos estudantes e promovem um ambiente mais seguro para todos”.

 

Um dos destaques da live será a apresentação do projeto Vem Comigo, do CEM 01 do Guará. A ação estimula o protagonismo juvenil e propõe vivências que promovem uma cultura de paz e inclusão, aproximando estudantes e comunidade escolar em torno da construção de ambientes mais seguros e acolhedores.

 

A proposta da live é ampliar o diálogo sobre o bullying e a violência nas escolas, mostrando que é possível transformar a realidade a partir do engajamento coletivo”, afirma Ana Beatriz Goldstein, chefe da Assessoria Especial de Cultura de Paz da SEEDF. “Queremos inspirar educadores, estudantes e gestores a adotarem práticas que fortaleçam a escuta, o cuidado mútuo e a construção de um ambiente escolar mais seguro e acolhedor”.

 

Durante o evento, também será lançada publicação física do Caderno de Práticas Exitosas em Educação para a Paz, já disponível em formato digital no site da SEEDF. A publicação reúne experiências bem-sucedidas realizadas em escolas públicas do DF, com foco em ações de mediação de conflitos, formação cidadã, escuta ativa e incentivo à cultura de paz. O material oferece relatos e propostas pedagógicas desenvolvidas por professores, gestores e estudantes que buscaram soluções coletivas para os desafios da convivência no ambiente escolar.

 

A programação completa da live e o material de apoio estão disponíveis no canal da Secretaria e poderão ser acessados por educadores e demais interessados em replicar ou adaptar as práticas apresentadas.

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar