15.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalEducaçãoSEEDF promove palestra sobre Gestão de Riscos nas Contratações

SEEDF promove palestra sobre Gestão de Riscos nas Contratações

Publicado em

Evento foi mediado pelo auditor de controle interno da CGDF, Robson Lopes

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

 

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) realizou, nesta terça-feira (14), a palestra “Gestão de Riscos e a Lei de Licitações e Contratos Administrativos” (Lei n° 14.133, de 1° de abril de 2021). O evento, organizado pela Unidade de Controle Interno da SES, teve como mediador o auditor de Controle Interno da Controladoria-Geral do DF (CGDF), Robson Lopes, e contou com a presença da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, além de servidores atuantes no planejamento de contratações e gestores educacionais. A palestra ocorreu no auditório Espaço Neuza França, no Shopping ID.

É um dia muito importante para discutirmos essa técnica de gerenciamento de riscos, fundamental tanto para aqueles envolvidos nos processos de aquisição e licitação, quanto para os responsáveis pela gestão, como diretores de escolas e áreas específicas, como tecnologia da informação e infraestrutura“, destaca a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá.

 

O objetivo da palestra foi enfatizar a aplicação da gestão de riscos, especialmente no contexto da Lei Federal n.º 14.133, de 1º de abril de 2021, que estabelece normas gerais de licitação e contratações, incluindo aspectos relacionados à governança pública, como a prática da gestão de riscos.

 

O auditor da CGDF, Robson Lopes, ressaltou a importância de incorporar a gestão de riscos nas contratações do setor educacional. “A gestão de riscos tem o potencial de auxiliar gestores e servidores na prevenção de problemas. Antecipar situações que possam comprometer, por exemplo, as compras educacionais, identificando suas causas e impactos, é crucial“, explica Lopes. “É fundamental que essa cultura seja integrada aos processos de trabalho da secretaria para fortalecer as medidas preventivas“, acrescenta.

 

Lopes ainda destacou que a gestão de riscos pode contribuir para a transparência e eficiência das contratações na área da Educação. “As medidas de prevenção, de combate à corrupção, de desvios, enxergamos na transparência um elemento importante de contribuição, tanto no controle social quanto no controle administrativo. Então, a transparência, que também é um elemento da governança, é uma prática prevista dentro desse grande guarda-chuva da governança pública e também um elemento que faz parte e é um controle da gestão de riscos”, concluiu.

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar