21.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalEducaçãoSEEDF participa de evento sobre estratégias de alfabetização

SEEDF participa de evento sobre estratégias de alfabetização

Publicado em

Articuladores analisam ações do programa Nacional Criança Alfabetizada

Por Andressa Rios, Ascom/SEEDF

 

 

O Distrito Federal recebeu, entre os dias 1º e 3 de dezembro, o 4º Ciclo Formativo da Rede Nacional de Articulação, Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa). O encontro, realizado no hotel San Marco, faz parte da estratégia de implementação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), instituído pelo Decreto nº 11.556/2023, que visa a integrar os esforços da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, com a finalidade de garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras.

 

Na cerimônia de abertura, estavam presentes, compondo a mesa principal, a secretária Nacional de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Kátia Helena Schweickardt; o coordenador-geral de Alfabetização do MEC, professor João Paulo Mendes de Lima; a subsecretária de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do DF, representando o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Iêdes Braga, entre outras autoridades.

 

A representante da SEEDF e do Consed, Iêdes Braga, destacou a importância da política pública. “O compromisso Criança Alfabetizada é uma das principais políticas que nós temos nesse país. Aqui, temos o programa de Alfabetização e Letramento do DF (Alfaletrando), que possui a missão de alfabetizar todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental. Quando alfabetizamos na idade certa, evitamos muitos outros problemas”, disse.

 

A programação do primeiro dia do evento em Brasília contou com a participação dos estudantes da Escola Classe (EC) 12 de Taguatinga, que encenaram o espetáculo “ O Rei Leão”.

 

 

A secretária Nacional de Educação Básica do MEC, Kátia Helena Schweickardt, incentivou os articuladores a continuarem com o trabalho intenso. “A gente vem fazendo essa experiência com a Renalfa desde 2023, pois é um verdadeiro piloto do Sistema Nacional de Educação que foi recentemente aprovado. Não dava para fazer essa articulação aqui de Brasília sozinhos, tínhamos que mergulhar nesse Brasil. A gente foi costurando essa teia com gente do país inteiro”, afirmou.

Os ciclos formativos da Renalfa têm promovido formação e articulação entre gestores e técnicos de todo o país. Os encontros anteriores foram realizados em Curitiba (PR), Belém (PA), João Pessoa (PB), Vitória (ES), Juiz de Fora (MG), Salvador (BA), Manaus (AM) e Rio de Janeiro (RJ).

 

O coordenador-geral de Alfabetização do MEC, João Paulo Mendes de Lima, comemorou cada conquista realizada pelos estados e municípios, e a oportunidade de começar o planejamento para 2026.

 

Pensando no nosso indicador, esse encontro é uma sinalização para que estados e municípios trabalhem de forma coordenada e desenvolvam ações sistêmicas, pensando sempre no resultado: a garantia do direito de alfabetização de todas as crianças”, finalizou.

 

 

 

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar