Frota realiza quase 90 mil atendimentos por dia, garantindo acesso à educação para milhares de alunos
Garantir o acesso de crianças e adolescentes à escola é uma das prioridades da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Atualmente, mais de 70 mil estudantes da rede pública de ensino são transportados diariamente em rotas regulares de transporte escolar.
Quando somadas as atividades extracurriculares, o número chega a quase 90 mil atendimentos por dia. O serviço contempla estudantes que vivem em áreas rurais ou de difícil acesso ao transporte público convencional. Em muitos casos, representa a única alternativa para que os alunos frequentem a escola regularmente.
A frota, que vem sendo ampliada ao longo dos anos, é composta por veículos novos. “Hoje, mais de 70% dos nossos ônibus são novos e contam com monitores dentro dos veículos, o que dá uma tranquilidade enorme para as famílias” , afirma a subsecretária de Apoio às Políticas Educacionais (Suape), Fernanda Mateus.
Estudantes que vivem em regiões urbanas e têm idade acima de 12 anos, por exemplo, costumam utilizar o passe estudantil gratuito para o transporte público coletivo. Já aqueles em localidades afastadas ou sem acesso fácil a linhas regulares contam com o transporte escolar direto.
Fernanda Mateus explica que a adesão a esses ônibus depende de um processo simples, mas essencial: o cadastro na escola. “O primeiro contato tem que ser feito com a unidade escolar. É necessário apresentar a documentação correta na secretaria da escola e se cadastrar. Assim, garantimos que o transporte seja destinado a quem realmente precisa, de acordo com os critérios estabelecidos”, explica Fernanda.
Em casos de mudança de endereço, é fundamental que as famílias informem a escola para a reavaliação do percurso e redirecionamento do ponto de embarque. “Muitas famílias mudam e não atualizam as informações. É preciso procurar a escola nova, verificar se há direito ao transporte escolar na nova localidade e apresentar os documentos exigidos”, orienta a subsecretária.