Cerimônia realizada no auditório da Eape reconhece servidores e cidadãos por serviços prestados à rede pública de ensino do DF
Por Giordano Bazzo e Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF
A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) realizou nesta sexta-feira (14) a cerimônia de entrega da Medalha Mérito GDF – Educação – Anísio Teixeira. O evento aconteceu no auditório da Eape, na 907 Sul, e homenageou 603 servidores e os cidadãos por seus méritos e excepcionais serviços prestados à rede pública de ensino do DF.
A medalha representa a mais alta condecoração do órgão formulador das diretrizes educacionais da capital federal. A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, representou o governador Ibaneis Rocha na cerimônia e destacou a importância do reconhecimento. “Esta medalha prestigia as pessoas que nos ajudam nessa área, que para mim é uma das principais do nosso governo: a educação pública. A gente precisa mudar uma nação, e não se muda uma nação sem passar pela educação. Estamos trabalhando nesse avanço todos os dias, construindo novas escolas, entregando creches, ampliando a nossa rede de atendimento, sempre com foco em educação de excelência e qualidade“, afirmou.
Em sua fala, a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, enfatizou o legado de Anísio Teixeira. “Esta cerimônia representa o reconhecimento do compromisso e da dedicação de centenas de profissionais que construíram e continuam construindo a educação pública do Distrito Federal. A medalha carrega o nome de um dos maiores educadores brasileiros, responsável por idealizar o sistema educacional de Brasília. Homenagear esses servidores e cidadãos é valorizar quem acredita na transformação pela educação“, declarou.
A vice-governadora ressaltou ainda que o DF conta com os melhores profissionais de educação do Brasil. “Muitas pessoas foram escolhidas porque realmente fizeram a diferença na educação. Cada uma delas tem uma ação específica, uma trajetória, um olhar pela nossa educação pública“, disse.
Homenageados

Entre os agraciados, a servidora Natanry Ludovico Lacerda Osório relembrou sua participação direta na história da educação da capital. “Minha contribuição começou em 1959, quando fui contratada por Israel Pinheiro e alfabetizei a primeira turma de candanguinhos em Taguatinga. Já em 1960, fui transferida para a escola Caseb, onde fui oficialmente contratada pelo GDF. Tive a honra de alfabetizar a primeira turma de brasilienses na Escola Classe 308, dentro da proposta de ensino integral e educação inclusiva criada por Anísio Teixeira“, relatou
Agraciada pelo reconhecimento de todos os anos de serviços prestados, a docente prestigiou a premiação. “Estar aqui hoje, recebendo esta medalha, é uma emoção muito grande. Só tenho a parabenizar a sensibilidade da grande educadora Hélvia Paranaguá e do nosso governador, que teve a sensibilidade de instituir este decreto. É um mérito que ninguém tira.”
Agraciada com a medalha, Maria Cristina Mendes Gomes Machado, que concluiu o magistério na Escola Normal de Brasília em 1981, ressaltou a emoção especial de receber a medalha na Eape, onde iniciou sua trajetória. Após tomar posse em 1999, trabalhou na Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Samambaia, onde atua há 27 anos, participando de projetos como o Professor Nota 10 e do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Atualmente, Cristina atua como coordenadora da Regional e dedicou a medalha a toda a equipe.

Sobre a medalha
A Medalha Mérito GDF – Educação – Anísio Teixeira foi instituída por meio do Decreto nº 44.620, de 13 de junho de 2023. A homenagem leva o nome de Anísio Spínola Teixeira, nascido em 12 de julho de 1900, criador e diretor do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP). Com Darcy Ribeiro, idealizou a Universidade de Brasília, sendo reitor até 1964. Implantou o modelo de educação inovadora do Distrito Federal, tendo como destaque o conjunto Escola Parque/Escola Classe, reconhecido pela contribuição para a democratização da educação.


