Ao todo, serão ofertadas 8.500 vagas distribuídas entre as 14 Coordenações Regionais de Ensino; as inscrições começam dia 28/1
Por João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF
A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) publicou, nesta sexta-feira (23), a Portaria nº 125, que estabelece as diretrizes do Programa Educador Social Voluntário (ESV) para o ano letivo de 2026. Ao todo, serão ofertadas 8.500 vagas distribuídas entre as 14 Coordenações Regionais de Ensino (CREs).
As inscrições começam na próxima quarta-feira (28/1) e seguem até o dia 4 de fevereiro, devendo ser realizadas exclusivamente de forma online pelo site educadf.se.df.gov.br. O processo seletivo será realizado por meio de análise curricular pelas comissões avaliadoras de cada unidade escolar.
O edital deste ano traz mudanças no tempo de trabalho dos voluntários e também no valor pago pelo dia de atuação, destinado exclusivamente para cobrir despesas com alimentação e transporte. Os educadores sociais voluntários selecionados atuarão por cinco horas diárias ininterruptas, de segunda a sexta-feira, em dias letivos presenciais.
Os selecionados farão jus a um ressarcimento diário de R$ 80. O pagamento será creditado mensalmente em conta poupança obrigatoriamente vinculada ao Banco de Brasília (BRB).
PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES E REQUISITOS
O programa tem como finalidade principal auxiliar estudantes com deficiência ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) em atividades diárias como locomoção, higienização e alimentação via oral. Além disso, os voluntários dão suporte a estudantes de escolas em tempo integral e auxiliam na integração de alunos migrantes e indígenas.
A atuação do ESV é de natureza voluntária, não gerando vínculo empregatício ou obrigações trabalhistas e previdenciárias com a SEEDF.
Para participar, o candidato deve ter idade mínima de 18 anos e possuir o certificado do curso online “Noções Básicas para Atuação no Programa Educador Voluntário Social”, ofertado pela Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape). Também é exigida a comprovação de escolaridade (mínimo ensino fundamental completo) e experiência na área.
Os candidatos que ainda não possuem o certificado do curso online da Eape podem inscrever-se normalmente. Nesse caso, o link da formação será encaminhado após a inscrição, e o candidato deverá apresentar o certificado do curso somente no ato de assinatura do termo de adesão.
É importante destacar que o voluntário não poderá atuar na unidade escolar onde tenha filhos matriculados, exceto em escolas do campo.
CRONOGRAMA E RESULTADOS
∘ Inscrições: 28/1 a 4/2
∘ Divulgação do resultado final: 13/2
∘ Convocação para assinatura do Termo de Adesão: 19/2 a 24/2







