21.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalEducaçãoSecretaria de Educação divulga edital do Programa Educador Social Voluntário 2026

Secretaria de Educação divulga edital do Programa Educador Social Voluntário 2026

Publicado em

Ao todo, serão ofertadas 8.500 vagas distribuídas entre as 14 Coordenações Regionais de Ensino; as inscrições começam dia 28/1

Por João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF

 

 

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) publicou, nesta sexta-feira (23), a Portaria nº 125, que estabelece as diretrizes do Programa Educador Social Voluntário (ESV) para o ano letivo de 2026. Ao todo, serão ofertadas 8.500 vagas distribuídas entre as 14 Coordenações Regionais de Ensino (CREs).

 

As inscrições começam na próxima quarta-feira (28/1) e seguem até o dia 4 de fevereiro, devendo ser realizadas exclusivamente de forma online pelo site educadf.se.df.gov.br. O processo seletivo será realizado por meio de análise curricular pelas comissões avaliadoras de cada unidade escolar.

 

O edital deste ano traz mudanças no tempo de trabalho dos voluntários e também no valor pago pelo dia de atuação, destinado exclusivamente para cobrir despesas com alimentação e transporte. Os educadores sociais voluntários selecionados atuarão por cinco horas diárias ininterruptas, de segunda a sexta-feira, em dias letivos presenciais.

 

Os selecionados farão jus a um ressarcimento diário de R$ 80. O pagamento será creditado mensalmente em conta poupança obrigatoriamente vinculada ao Banco de Brasília (BRB).

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES E REQUISITOS

 

O programa tem como finalidade principal auxiliar estudantes com deficiência ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) em atividades diárias como locomoção, higienização e alimentação via oral. Além disso, os voluntários dão suporte a estudantes de escolas em tempo integral e auxiliam na integração de alunos migrantes e indígenas.

 

A atuação do ESV é de natureza voluntária, não gerando vínculo empregatício ou obrigações trabalhistas e previdenciárias com a SEEDF.

 

Para participar, o candidato deve ter idade mínima de 18 anos e possuir o certificado do curso online “Noções Básicas para Atuação no Programa Educador Voluntário Social”, ofertado pela Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape). Também é exigida a comprovação de escolaridade (mínimo ensino fundamental completo) e experiência na área.

Os candidatos que ainda não possuem o certificado do curso online da Eape podem inscrever-se normalmente. Nesse caso, o link da formação será encaminhado após a inscrição, e o candidato deverá apresentar o certificado do curso somente no ato de assinatura do termo de adesão.

 

É importante destacar que o voluntário não poderá atuar na unidade escolar onde tenha filhos matriculados, exceto em escolas do campo.

CRONOGRAMA E RESULTADOS

 

Inscrições: 28/1 a 4/2
Divulgação do resultado final: 13/2
Convocação para assinatura do Termo de Adesão: 19/2 a 24/2

 

Acesse aqui o edital

 

 

 

img-responsiva

img-responsiva     img-responsiva    img-responsiva     img-responsiva     img-responsiva

 

 



Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar