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Reunião da Ouvidoria da SEEDF reforça papel estratégico dos pontos focais na Educação

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Palestra e trocas de experiências marcaram o encontro, nesta quarta (10), na sede da SEEDF

Por João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF

 

 

Em clima de encerramento do ano letivo de 2025, a Ouvidoria da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) reuniu, nesta quarta-feira (10), os servidores que atuam como pontos focais das Subsecretarias, Coordenações Regionais de Ensino (CREs) e demais setores da pasta para avaliar desafios, apresentar avanços e fortalecer a escuta qualificada. O encontro ocorreu na sede do órgão, no auditório Neusa França, no Shopping ID.

 

A programação contou com palestra da promotora de Justiça aposentada, Rose Meire Cyrillo, pesquisadora e consultora especializada em Ouvidoria, prevenção de assédios e integridade. Em sua fala, ela destacou o papel estratégico das ouvidorias para além do registro de manifestações e defendeu práticas que ultrapassem o simples recebimento de reclamações.

 

Rose Meire também destacou que ouvir é uma ferramenta essencial da gestão pública. Segundo ela, a escuta qualifica a relação com o público e vai além do cumprimento das exigências legais. “Numa visão sistêmica, a escuta é o começo de uma jornada de compreensão, elaboração de propostas e de ações voltadas para a resolução de conflitos”, afirmou.

 

 

A especialista recorreu ainda a uma metáfora para ilustrar a perspectiva ampliada esperada do ouvidor. “Brinco, poeticamente, que ele se aproxima da figura da libélula e não do elefante, que tem orelhas grandes. A libélula habita diferentes meios e possui visão de 360º, refletindo essa perspectiva panorâmica que a ouvidoria deve ter”, completou.

RECONHECIMENTO

 

Representando a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, a subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação, Franciscleide Ferreira, participou do encerramento e destacou a importância vital dos servidores que atuam na ponta do atendimento. Ela parabenizou a ouvidora da SEEDF, Evelyne Queiroz, e toda a rede de colaboradores pelo empenho e sensibilidade no trato com a população.

 

“Dizemos que há pessoas que estão no lugar certo e na função certa, e esse é o caso da Evelyne, que possui características pessoais de distinção e um olhar cuidadoso que agregam muito ao trabalho institucional. Sem esse perfil, talvez o trabalho não fosse tão consistente e robusto como é hoje. Sabemos que não é só talento, há muito esforço envolvido”, ressaltou.

 

A subsecretária também destacou o impacto direto do trabalho dos pontos focais na vida do cidadão e na imagem da Secretaria. “É por meio de vocês que o cidadão chega até nós. Quando alguém é ouvido, sente-se parte, sente-se contemplado. Mesmo que a resposta não seja exatamente a esperada, o simples fato de alguém prestar atenção à demanda faz com que a pessoa se sinta respeitada. De fato, vocês são a voz da nossa comunidade escolar dentro da instituição”, concluiu.

 

 

 

 

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

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