Biólogo Randy Schekman compartilhou sua trajetória científica com os estudantes do CEM Setor Leste
Por Giordano Bazzo, Ascom/SEEDF
O Centro de Ensino Médio (CEM) Setor Leste, da Asa Sul, fez história na última terça-feira (26) ao receber o biólogo celular Randy Schekman, vencedor do Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 2013. A visita integra o Nobel Prize Inspiration Initiative (NPII), programa global que conecta vencedores do Prêmio Nobel com cientistas, estudantes e o público em geral. Foi a primeira vez que um vencedor do Nobel esteve em uma escola pública brasileira.
Durante o encontro com 120 estudantes do segundo ano, Schekman compartilhou sua trajetória, desde a infância até a conquista do Nobel, concedida por suas descobertas sobre o mecanismo de regulação do transporte de vesículas, pesquisa que revolucionou a compreensão de doenças como tétano e diabetes.
OLHO | “As perguntas dos alunos foram extraordinárias, diferentes de tudo que já vivenciei. O engajamento e a reação desses jovens é impressionante”, destacou Schekman, emocionado com a receptividade dos estudantes brasileiros.
A embaixadora da Suécia, Karin Wallensteen enfatizou a importância da ciência para o desenvolvimento. “Esperamos inspirar esses jovens a seguirem carreiras científicas. Universidades, governos e empresas necessitam de uma base sólida em pesquisa, desenvolvimento e inovação”, afirmou.
Para aspirantes a cientistas, Wallensteen aconselhou. “É preciso trabalhar duro e construir conexões internacionais. O inglês é fundamental para compartilhar pesquisas globalmente. Nunca desistam, pois para cada experimento bem-sucedido, existem vários que falham.”
A vice-diretora do CEM Setor Leste, Ana Eulália Moura ressaltou o impacto do encontro para a comunidade escolar. “Foi uma experiência única que serviu de inspiração para nossos estudantes. Ver como ele alcançou o Prêmio Nobel despertou admiração e mostrou que grandes realizações são possíveis.”
O Programa
O Nobel Prize Inspiration Initiative (NPII) é uma iniciativa global que conecta agraciados com o Prêmio Nobel a cientistas, estudantes e o público em geral. Criado em parceria com a empresa farmacêutica AstraZeneca, o programa busca inspirar gerações de futuros cientistas, promovendo o intercâmbio de ideias e compartilhando experiências sobre os desafios e aprendizados da ciência.
A iniciativa organiza palestras, debates e encontros em instituições acadêmicas, escolas e outros espaços ao redor do mundo, permitindo que os premiados compartilhem suas trajetórias e conquistas em ciência, inovação e pesquisa. A visita de Randy Schekman foi organizada pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Secretaria de Relações Internacionais (SERINTER), Embaixada da Suécia e AstraZeneca.