Com canjica de frango e macarronada com molho de abóbora, Francisca Nunes e Léa Oliveira chegam à semifinal
Por Thays de Oliveira, Ascom/SEEDF
A Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Taguatinga classificou, nesta terça-feira (11), duas representantes para a semifinal do concurso Sabor de Escola. As selecionadas destacaram-se pela criatividade e inovação nas receitas apresentadas. Com os pratos canjica de frango e macarronada ao creme de abóbora, Francisca Nunes e Léa Oliveira conquistaram os jurados.
A merendeira Francisca Nunes, do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 12 de Taguatinga, surpreendeu o júri com a apresentação da canjica de frango. A receita foi elaborada com carinho e teve como proposta introduzir o alimento de forma diferente da tradicional apresentada na merenda escolar.
Francisca contou com o apoio e a torcida animada dos estudantes e colegas. “Estou muito feliz. Foi uma experiência única, aprendi bastante e quero seguir confiante. Agora é torcer e acreditar”, disse animada.

Já Léa Oliveira, do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 10 de Taguatinga classificou-se com o prato macarronada ao molho de abóbora, que reafirmou o protagonismo do ingrediente nas criações do concurso. Para ela, o momento foi especial e marcado pela fé.
A merendeira contou que se inscreveu no último dia e que a inspiração surgiu durante um momento de oração. “Eu estava na igreja, sem saber qual prato iria apresentar, e a ideia da receita surgiu do nada na minha cabeça. O molho seria de abóbora. Nunca tinha feito, mas decidi me inscrever. Deu certo”, contou emocionada.
Jurados
Jurado convidado, o servidor da SEEDF Jotta Casttro falou sobre os critérios que usou para avaliar os pratos. Segundo ele, o que mais contou foi a apresentação e o sabor dos alimentos. O fotógrafo e chef de cozinha falou também que a melhoria dos ingredientes da alimentação escolar tem ajudado a deixar as receitas das escolas públicas cada vez melhores.
“Os pratos estavam muito bons no geral, gostei de todos. As merendeiras são muito criativas, e o fato de a alimentação escolar ter evoluído facilita muito o trabalho delas, porque hoje temos uma grande variedade de alimentos nas escolas”, contou Jotta Casttro. “Um dos pratos que mais me agradou foi o estrogonofe de frango com abóbora, pois tinha um sabor e uma textura excelentes, além de uma apresentação muito bem feita.”

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, esteve presente na seletiva e destacou a criatividade das merendeiras da Regional. “Nós estamos vendo um alto padrão dos pratos e o cuidado das profissionais ao incorporar novas ideias e sabores nas preparações, tornando a merenda escolar mais atrativa e nutritiva para os estudantes“, celebrou.
A próxima etapa do Sabor de Escola acontece na CRE de Brazlândia, na quinta-feira (13).


