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Inscrições para novos alunos da rede pública do DF começam nesta quarta (1º)

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Cadastro pode ser feito no site da SEEDF ou pelo telefone 156 até 31 de outubro

Por Bruno Grossi, Ascom/SEEDF

 

 

As inscrições para novos estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal para o ano letivo de 2026 começam nesta quarta-feira (1º). Pais, responsáveis e alunos maiores de idade têm até 31 de outubro para realizar o cadastro. O processo pode ser feito pela internet, no site da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF), ou pelo telefone 156 (opção 2).

 

A inscrição é gratuita e vale para todas as etapas da educação básica: infantil, ensino fundamental e médio. O procedimento é necessário para quem deseja ingressar na rede pública em 2026, seja pela primeira vez ou por transferência de outro sistema de ensino.

 

De 1º a 31 de outubro, além das inscrições regulares para novos estudantes, ocorre também a renovação automática da matrícula para quem já está na rede pública. No mesmo período, de 15 a 31 de outubro, os responsáveis podem solicitar o remanejamento de estudantes diretamente na secretaria da escola onde o aluno está matriculado em 2025.

 

Não é possível solicitar remanejamento para escolas que ofertam Educação Tecnológica e Profissional, Centros de Ensino Médio Integrados à Educação Profissional e Técnica (CEMIs) e Escolas Técnicas, pois o acesso a essas unidades é regulamentado por edital próprio. As inscrições para os cursos técnicos devem ser divulgadas em janeiro.

Orientação às famílias

 

A subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (Suplav/SEEDF), Francis Ferreira, reforça que os responsáveis precisam se organizar para não perder nenhuma etapa. “É fundamental que as famílias fiquem atentas ao calendário, façam a inscrição no prazo e compareçam à escola no momento da matrícula para garantir a vaga dos estudantes em 2026”, destacou.

Sorteio e resultado

 

Após o encerramento do período de inscrições, a SEEDF realizará o sorteio eletrônico das vagas, respeitando a proximidade da residência ou do local de trabalho dos responsáveis em relação à escola.

 

O resultado do sorteio eletrônico das vagas de novos estudantes (telematrícula) e das solicitações de remanejamento está previsto para ser divulgado em 30 de dezembro. As informações estarão disponíveis no site da Secretaria de Educação e também pelo telefone 156.

 

Entre 5 e 9 de janeiro de 2026, as famílias contempladas deverão efetivar a matrícula presencialmente na escola indicada, apresentando os documentos solicitados. Quem perder esse prazo terá a vaga automaticamente cancelada, e as oportunidades remanescentes serão disponibilizadas em chamada pública ainda em janeiro.

 

 

 

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

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