Cada profissional pode se inscrever em uma das 78 iniciativas de aperfeiçoamento
Por Nathália Borgo, da Agência Brasília | Edição: Fernando Jordão
Foram prorrogadas até o próximo domingo (17) as inscrições para os percursos de formação continuada do segundo semestre, oferecidos pela Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (Eape), da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Ao todo, são 12.680 vagas para 78 percursos em temáticas alinhadas às demandas da rede pública de ensino do Distrito Federal e ao desenvolvimento contínuo dos docentes. A participação valoriza o compromisso com a qualidade da educação e o fortalecimento da prática.
Os percursos estão inseridos nos seguintes temas: educação e sustentabilidade; eixos transversais; gestão educacional; inclusão e educação especial; metodologia e prática pedagógica; mobilidade e trânsito; política distrital para superação do analfabetismo e qualificação da EJA; e política nacional do ensino médio e tecnologias da inovação.
É permitida a inscrição em apenas um percurso por semestre. Ou seja, para se matricular em um percurso, o profissional da educação não pode estar cursando outro. No entanto, é possível participar simultaneamente de oficinas, seminários, webinários, videoconferências, lives, podcasts, palestras, congressos e demais iniciativas da Eape.
As inscrições serão feitas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle após preenchimento de formulário de cadastro. Esse documento conterá dados para consulta do cursista, porém, não substitui a atualização cadastral que deve ser feita junto à Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep).
Alguns percursos exigem pré-requisitos, para isso, o candidato deverá anexar documentos comprobatórios necessários. Esses arquivos serão analisados pelo formador responsável pela turma durante o período de inscrições e, se aceito, a inscrição será habilitada para participação no sorteio. Caso contrário, o CPF será desbloqueado para participação nas vagas remanescentes dos percursos disponíveis.
Em casos que não exijam pré-requisitos, os primeiros cadastrados terão prioridade no acesso às vagas, distribuídas em filas de maneira justa e transparente. As turmas que não completarem o número total de inscritos, abrirão vagas remanescentes. Não há lista de espera e cada percurso deverá receber, no mínimo, 10 cursistas.
Para mais informações sobre as inscrições para os percursos neste segundo semestre, acesse o site da Eape.