25.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalEducaçãoInauguração de parquinho acessível marca 51º aniversário do Centro de Ensino Especial...

Inauguração de parquinho acessível marca 51º aniversário do Centro de Ensino Especial 02

Publicado em

Evento contou com a presença de autoridades e foi uma oportunidade para celebrar também o folclore brasileiro

Por Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

 

O Centro de Ensino Especial 02 de Brasília comemorou seu 51º aniversário com a inauguração do parquinho acessível Maria Josina de Abreu Cunha Campos. A cerimônia, realizada nessa sexta-feira (30), contou com a presença de importantes autoridades, incluindo a secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, a segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, a deputada distrital Paula Belmonte, o diretor-presidente da Novacap, Fernando Rodrigues e a presidente da associação GPS Foundation, Viviane Leão Piquet.

 

O novo parquinho acessível homenageia a empresária pioneira Maria Josina de Abreu Cunha Campos. O espaço foi projetado para atender às diversas necessidades dos alunos e proporcionar um ambiente mais inclusivo e estimulante para todos. A secretária de Educação Hélvia Paranaguá ressaltou a importância da inclusão no sistema educacional, atendendo desde a infância precoce.

 

A verdadeira inclusão é ver crianças com necessidades especiais, como cadeirantes, convivendo harmoniosamente com todas as outras, e é isso que buscamos aqui. Estamos vivendo um momento muito emocionante e tenho a certeza de que a educação pública no Brasil só se valoriza quando a sociedade civil e as instituições se unem em prol dessa causa”, disse Hélvia Paranaguá.

 

A Secretaria de Educação, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), a GPS Foundation e a deputada distrital Paula Belmonte, se uniram para a concretização do parque acessível da escola. A Novacap atuou nos serviços de engenharia civil. A equipe da Divisão de Conservação e Reparos (Dicor) da empresa fez a manutenção do piso, instalou os parquinhos acessíveis e os alambrados.

 

Nas próximas semanas, chegam as placas emborrachadas para o chão do playground, que também vão contar com o serviço da Novacap de instalação. “É um serviço de extrema importância de melhoria da estrutura e acessibilidade para essa comunidade escolar”, definiu o chefe da Dicor, Pedro Isaac. “Contamos aqui com a atuação de equipe e material próprios, o que não gerou gasto para os cofres públicos”, complementou o engenheiro.

Parceria

 

 

A GPS Foundation é uma ONG que trabalha em prol da mobilização de recursos para impulsionar a redução das desigualdades no Brasil. “A GPS Foundation é o braço social do grupo GPS Brasília, a fundação existe há seis anos e abraçar essa primeira escola pública foi de grande importância para a gente. Nós fizemos mobilização de recursos e compramos os brinquedos com acessibilidade“, contou Pedro Barbosa, head de inovação social da instituição.

 

A deputada Paula Belmonte ajudou na idealização do parque da escola e enfatizou a importância da inclusão e do crescimento da instituição. “A escola pública oferece um suporte que muitas vezes não é encontrado nas escolas particulares, especialmente quando se trata de inclusão. O trabalho realizado nos Centros de Ensino Especial é surpreendente, e quero me colocar à disposição para fortalecer ainda mais essa política de inclusão e defesa das nossas crianças“, afirmou.

Festa inclusiva

 

 

O evento é um marco significativo para a educação inclusiva no Distrito Federal, que tem a oferta de 13 escolas públicas no segmento, além de cinco instituições parceiras e um total de 4.902 estudantes matriculados, segundo dados coletados no Censo 2023. “A Secretaria de Educação do Distrito Federal é pioneira na inclusão e na educação especial, atendendo desde a infância precoce e trabalhando para oferecer um atendimento de excelência”, ressaltou Hélvia.

 

O aniversário do CEE 02 também incluiu uma festa de celebração do folclore brasileiro, proporcionando um dia de festa com comidas típicas e danças regionais para a comunidade escolar. O servidor Rubens Machado, pai da aluna com deficiência visual e Transtorno do Espectro Autista (TEA) Sophie de Carvalho Carneiro, de 11 anos, expressou a satisfação com a escolha da escola pública.

 

Quando você é pai de uma criança com deficiência, você acaba tendo que recorrer ao público, porque o particular muitas vezes não está disposto a oferecer a equipe especializada necessária. Aqui na escola, vemos que ela oferece condições adequadas e um bom atendimento. Estamos vendo evolução e estamos satisfeitos com o retorno que temos”, disse.

 

Marli de Jesus, diretora da escola, destacou as melhorias realizadas nos últimos anos na unidade. “Estamos comemorando 51 anos da escola e, nesses sete anos de minha gestão, tudo mudou. O Centro cresceu, recebemos mais alunos e ampliamos nossa infraestrutura. Estamos inaugurando o segundo parquinho e temos uma área de refeitório e piscina, além de novos professores e uma agrofloresta para os alunos”, listou a gestora.

 

Festa da Família / Inauguração / Aniversário da escola do CEE 02 de Brasília

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar