26.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalEducaçãoGrupo de teatro leva arte da palhaçaria para escola especial em Brazlândia

Grupo de teatro leva arte da palhaçaria para escola especial em Brazlândia

Publicado em

Projeto do Nutra Teatro promove apresentações em espaços públicos

Por Fernando Jordão, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger

 

Risos, brincadeiras e muita palhaçada — no sentido artístico da palavra. Os estudantes do Centro de Ensino Especial de Brazlândia (Cenebraz) viveram uma tarde diferente nesta segunda-feira (4), com a visita do Grupo Nutra Teatro, que levou a arte da palhaçaria para a escola.

 

 

A intervenção integra um conjunto de apresentações gratuitas do Nutra em espaços públicos de 15 regiões administrativas, com aporte do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF). A programação começou no último dia 30 e termina nesta terça-feira (5), a partir das 15h, na comercial da Quadra 103 do Recanto das Emas.

 

Esse projeto celebra os nossos 15 anos. A gente pega todas as nossas produções culturais e leva para vários lugares do DF. Na área circo/teatro, a gente trabalha com essa linguagem da palhaçaria. E a gente vê que chega mesmo onde o povo está. A gente vai a lugares que pouquíssimo se chega de produtos culturais, por exemplo, dentro de uma feira. Então, é muito bom ter o contato com o público, muito gratificante, o público sempre alimentando também todas as brincadeiras, os jogos, correspondendo“, contou a atriz Paula Sallas, uma das idealizadoras do projeto e intérprete da palhaça que visitou o Cenebraz nesta segunda.

 

Além de feiras, o grupo também tem ido a praças, lares de idosos e escolas. A de Brazlândia conta com o diferencial de ser voltada a alunos com deficiência. “É muito emocionante para a gente poder atender esse público. A gente sabe o quão específico ele é, então tem todo um cuidado de comunicação, a gente vai sempre com muito respeito, devagarinho, estabelecendo relações, dialogando e informando as nossas brincadeiras“, explicou Paula.

 

Por ser um Centro de Ensino Especial, a gente tenta fazer atividades sempre muito dinâmicas, para sair muito de sala de aula, dessa questão tradicional que a gente costuma fazer com o ensino regular. E isso é importante para fazer com que eles tenham uma interação maior, porque o ambiente em que eles mais convivem, em que eles têm mais convivência, em que eles têm maior interação é dentro da escola. Então, na nossa escola, a gente está sempre disposto a fazer o máximo de atividades extraclasse possível“, emendou Cleia Santos, supervisora pedagógica do Cenebraz.

 

E se os sorrisos largos já seriam uma prova de que os estudantes aprovaram a intervenção, os depoimentos reforçam essa sensação. “Gostei da atividade, participei, foi muito legal, muito engraçado. Amei“, celebrou a aluna Marilande de Oliveira. “É bom demais. A gente vai aprendendo muitas coisas e vai desenvolvendo muito mais“, arrematou Leandro Florentino.

 

04/08/2025 - Grupo de teatro leva arte da palhaçaria a alunos de escola especial em Brazlândia

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar