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Fórum do Ensino Fundamental celebra práticas da rede pública

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Evento de três dias reúne educadores para debater alfabetização e adolescência

Por Giordano Bazzo, Ascom/SEEDF

 

 

O Fórum do Ensino Fundamental: da alfabetização às adolescências chega à sua terceira edição como um marco para a educação pública do Distrito Federal. O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF), acontece desde segunda-feira (6) e segue até quarta (8) no Auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), na Asa Norte.

 

Durante o encontro, professores, gestores e coordenadores apresentarão relatos de práticas bem-sucedidas implementadas em 2024 e 2025 nas escolas e Coordenações Regionais de Ensino (CREs), enquanto recebem homenagens por contribuir para uma educação mais inclusiva e transformadora.

 

Este fórum é um momento de culminância, de compartilhamento de práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo de 2024 e 2025, e também de valorização dos profissionais que as criaram“, explica Ana Carolina Tavares, diretora de Ensino Fundamental da SEEDF.

 

Tanto nas instituições que oferecem o ensino fundamental quanto nas CREs, que acompanham o trabalho pedagógico de perto, esses relatos mostram como a rede pública do DF está inovando para fortalecer as aprendizagens de crianças e adolescentes“, completa Ana.

 

Programação

 

O evento, que começou nesta segunda-feira (6), abriu com um painel sobre estratégias de gestão para o ensino fundamental, destacando o impacto das avaliações do Contexto, Avaliação e Diagnóstico (CAED) no Programa Alfaletrando. Educadoras da CRE de Samambaia compartilham reflexões sobre como diagnósticos iniciais guiam ações concretas nas salas de aula. Já o relato do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 28 de Ceilândia focou na organização do trabalho pedagógico a partir de avaliações diagnósticas.

 

Já nesta terça (7), a atenção foi direcionada à alfabetização em múltiplos letramentos. Pela manhã, painéis exploraram inovações como a educação financeira, o letramento científico e o desenvolvimento do pensamento computacional. À tarde, os gestores acompanham o painel ‘Alfabetização na perspectiva dos diversos letramentos: entre vozes, saberes e sustentabilidade’.

 

A programação segue na quarta-feira (8) dedicada aos anos finais e às adolescências. Ao longo dos três dias, mais de 20 relatos serão apresentados e homenageados, com os textos completos disponíveis no site da SEEDF para inspirar outras escolas.

 

 

 

 

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

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