O Seminário promoveu um dia de debates e práticas sobre equilíbrio, autocuidado e propósito profissional
Por Bruno Grossi, Ascom/SEEDF
Com o tema “Autoconhecimento para escolhas certas na vida e no trabalho”, o VI Seminário Nacional de Qualidade de Vida, Saúde e Bem-Estar no Trabalho foi realizado, nesta quinta-feira (23), no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Brasília. Promovido pela Diretoria de Qualidade de Vida e Bem-Estar no Trabalho (DQVT) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), o evento consolidou-se como um importante espaço de diálogo sobre saúde e bem-estar no serviço público.
Durante a abertura do seminário, a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, destacou o cuidado com os servidores como princípio estruturante da rede pública. “Hoje, este auditório tornou-se um território de escuta, de reflexão e de inspiração. A educação reencontra aqui o seu sentido mais essencial: cuidar de quem cuida”, afirmou. A secretária lembrou que a Política de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) nasceu do diálogo entre a técnica e a sensibilidade, unindo o olhar da gestão ao afeto.
Hélvia também ressaltou o papel transformador da política de QVT, enfatizando a importância do equilíbrio e da reconexão em tempos de hiperconectividade e cansaço coletivo. “Vivemos num tempo em que a pressa é tratada como virtude, e o cansaço como prova de mérito. Precisamos nos reconectar, transformar a convivência em uma forma de cura”, declarou. Segundo ela, o seminário reafirmou o compromisso da SEEDF com uma educação que valoriza o servidor e promove dignidade e pertencimento.
A edição deste ano reuniu servidores, gestores e especialistas em torno de reflexões sobre o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. A programação também foi transmitida ao vivo pelo canal da EAPE, ampliando o alcance das discussões sobre qualidade de vida no trabalho.
Seis edições de fortalecimento da política de QVT
A diretora de Qualidade de Vida e Bem-Estar no Trabalho, Fernanda Patrícia Pereira, destacou que o seminário nasceu com a missão de estruturar e fortalecer a política de QVT da Educação do DF. “Desde a primeira edição, tivemos a proposta de implementar uma política própria de QVT. Criamos um comitê, formado por profissionais da rede, para estudar e definir as diretrizes dessa implementação”, explicou.
Segundo Fernanda, a política foi consolidada a partir do segundo seminário e, desde então, cada nova edição tem aprofundado temas relacionados à promoção da saúde e à prevenção do adoecimento dos servidores. “Já abordamos temas como o combate à violência no ambiente escolar, o enfrentamento do estresse em momentos de crise e o assédio no ambiente de trabalho. A cada ano, o foco é oferecer ferramentas práticas e reflexões que apoiem o servidor em sua rotina”, completou.
A secretária executiva substituta de Valorização e Qualidade de Vida da Secretaria de Economia do DF (Sequali/SEEC), Tânia Pereira Alves Monteiro, destacou o reconhecimento do trabalho da SEEDF na promoção do bem-estar dos servidores. “O trabalho que a Secretaria de Educação vem fazendo em qualidade de vida vem, inclusive, gerando prêmios. Este ano, a pasta recebeu da Secretaria de Economia o Selo de Qualidade de Vida no Trabalho – categoria Ouro”, afirmou.
A subsecretária de Gestão de Pessoas, Ana Paula Aguiar, ressaltou que a sexta edição do seminário teve um significado especial por abordar um tema urgente: a reconstrução das relações humanas. “A educação se faz em coletividade e, para que essas relações sejam saudáveis, precisamos nos fortalecer, buscar ferramentas e métodos que nos ajudem nesse processo de reconexão”, afirmou.
A subsecretária também enfatizou a importância da Premiação Banco de Boas Práticas, que reconheceu iniciativas desenvolvidas nas escolas. “Temos profissionais e projetos excelentes na nossa rede, e o objetivo é dar visibilidade a essas ações, inspirando outras unidades a seguirem pelo mesmo caminho”, completou.
Premiação de boas práticas
Um dos momentos mais aguardados do seminário foi a Premiação Banco de Boas Práticas, que reconheceu iniciativas de promoção da QVT desenvolvidas por servidores das unidades escolares. Foram premiadas as ações Café com Música e Poesia (CRE Ceilândia), Qualidade de Vida na Medida Certa (CRE Taguatinga), Conheça-te (CRE Planaltina) e Desafio CILSAM – 45 dias (CRE Samambaia).
A diretora da DQVT, Fernanda Patrícia, explicou que o prêmio é resultado de um trabalho contínuo de valorização das ações espontâneas de servidores engajados no bem-estar coletivo. “A intenção é dar visibilidade às iniciativas realizadas nas escolas e que dialogam com os eixos da QVT: cuidado, valorização, inclusão social, respeito às diversidades e enfrentamento da violência no ambiente de trabalho”, explicou.
A pedagoga Raquel de Lima, do Centro de Educação Especial 2 de Ceilândia, celebrou a conquista do prêmio com o projeto Café com Música e Poesia. A proposta nasceu durante a pandemia de covid-19, em meio à necessidade de acolher emocionalmente os profissionais da escola. “As equipes de apoio uniram-se para criar um espaço de escuta, formação e acolhimento — um momento em que o professor pudesse respirar, ouvir música, partilhar poesia e sentir-se ouvido”, contou.
Inicialmente realizado de forma remota, o projeto consolidou-se como uma prática permanente e hoje é uma das principais ações de cuidado da unidade. A iniciativa, que reúne cerca de 150 professores e mais de 800 estudantes, tornou-se uma referência em saúde emocional e fortalecimento coletivo. “Recebemos retornos dos professores, que disseram que o projeto os reergueu em momentos difíceis. É uma forma de manter viva a escuta e o acolhimento de quem faz a educação acontecer”, destacou Raquel.
Além da premiação, todos os projetos inscritos farão parte da publicação do Banco de Boas Práticas no site da Secretaria de Educação, servindo como referência e inspiração para outras unidades escolares.
Autocuidado e equilíbrio
Nesta sexta edição, o evento teve como fio condutor o autocuidado e o autoconhecimento — pilares que fortalecem as ações de promoção da saúde emocional. “Quando o servidor aprende a cuidar-se, ele passa a conduzir relações mais felizes e equilibradas, minimizando conflitos e promovendo um ambiente de trabalho mais saudável”, afirmou Fernanda.
A jornalista e pesquisadora Nathália Coelho, palestrante do painel temático sobre “Saúde e bem-estar em um mundo hiperconectado”, abordou os desafios da chamada desordem informacional e os impactos da hiperconectividade na saúde mental. Ela destacou como o excesso de estímulos digitais tem exigido das pessoas níveis de produtividade e atenção cada vez mais intensos, afetando o equilíbrio emocional.
A pesquisadora defendeu a importância de cultivar um olhar crítico e equilibrado diante da avalanche de conteúdos que circulam nas redes e nos meios de comunicação. “Manter a saúde mental em um mundo hiperconectado passa por adotar um ceticismo saudável: questionar o que recebemos, entender o que há por trás das mensagens e limitar o tempo de exposição às telas. Desconectar, de vez em quando, também é uma forma de cuidar da mente”, destacou.
O evento foi encerrado com uma mesa-redonda entre as palestrantes do painel temático, seguida do sorteio de brindes e da leitura do protocolo de intenções — documento que norteará as ações da política de QVT nas escolas em 2026.



