15.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalEducaçãoEvento aproxima gestores da Educação do TCDF para fortalecer boas práticas

Evento aproxima gestores da Educação do TCDF para fortalecer boas práticas

Publicado em

Ciclo de palestras “Visita aos Gestores” promove integração entre os órgãos públicos

Por Bruno Grossi, Ascom/SEEDF

 

 

Com foco no fortalecimento da administração pública e na disseminação de orientações técnicas, a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) recebeu, nesta terça-feira (20), o ciclo de palestras “Visita aos Gestores”, promovido pelo Tribunal de Contas do DF (TCDF). O evento ocorreu no Espaço Cultural Neusa França, na sede da Secretaria, e contou com a participação de autoridades do TCDF e de diversas lideranças da Pasta.

 

O presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal, desembargador Manoel de Andrade, destacou que o papel da Corte vai além da fiscalização, sendo também educativo e orientador. Para ele, o contato direto com os órgãos é essencial para promover uma gestão pública mais eficiente e colaborativa. “Estar próximo dos órgãos e ouvir os gestores é a forma de buscar a verdade material em primeira mão e ajudá-los onde houver dificuldades”.

 

Durante a programação, técnicos do TCDF apresentaram aos gestores da SEEDF um panorama simplificado dos trâmites processuais da Corte, bem como os fluxos e modalidades de recursos disponíveis. Foram também detalhadas as competências institucionais do Tribunal, suas secretarias finalísticas e os sistemas de acompanhamento e controle, acessíveis tanto ao público quanto aos órgãos jurisdicionados.

 

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, agradeceu a presença dos participantes e ressaltou o compromisso da Pasta com a transparência e a responsabilidade na gestão pública. Ao destacar a importância do projeto “Visita aos Gestores”, ela celebrou a aproximação institucional com o Tribunal de Contas. “Estamos muito felizes em receber o TCDF na nossa casa. Prezamos pela transparência e pela responsabilidade na gestão. Essa visita reforça o compromisso com o diálogo e com o aprimoramento das nossas ações”, afirmou a gestora.

Ação reforça diálogo com servidores da Educação

 

Representantes das secretarias técnicas do TCDF compartilharam aspectos importantes da atuação do Tribunal junto à SEEDF. Entre os temas abordados, estiveram as formas de análise das prestações de contas anuais dos gestores e das tomadas de contas especiais (TCEs), além dos procedimentos aplicados na análise de licitações, denúncias e consultas.

 

A assessora da Secretaria-Geral de Controle Externo do TCDF, Ana Cristina Borges, explicou que o projeto “Visita aos Gestores” foi idealizado para aproximar o Tribunal de seus jurisdicionados e entender, de forma direta, as principais dúvidas e dificuldades enfrentadas pelos órgãos do Governo do Distrito Federal.

 

 

Ela destacou a importância da escuta ativa durante os encontros, com a coleta de informações por meio de formulários. “É nosso interesse angariar ideias, entender o que ainda não está claro para os gestores e transformar essas contribuições em novos projetos. O intuito é estreitar laços para que possamos trabalhar cada vez mais em conjunto pela melhoria da gestão pública”, afirmou.

 

Além disso, Ana Cristina destacou que, por meio da Escola de Contas, o Tribunal pode desenvolver cursos personalizados para os servidores das secretarias, com foco nas áreas mais sensíveis da administração pública.

Tecnologia e inovação

 

Outro tópico abordado ao longo do evento foi o uso da tecnologia, inclusive da inteligência artificial, para racionalizar os custos do DF. A auditora do TCDF, Cinthia Thomazi, apresentou aos gestores da Secretaria de Educação o funcionamento do Sistema de Análise de Decisões Automatizada (ADA), ferramenta desenvolvida com base em inteligência artificial para facilitar o monitoramento do cumprimento das decisões da Corte.

 

Segundo Thomazi, o sistema é capaz de interpretar automaticamente milhares de documentos produzidos ao longo do tempo e identificar, de forma precisa e ágil, quais determinações já foram atendidas pelos gestores e quais ainda estão pendentes. “O robô consegue fazer essa leitura rapidamente e separar cada item destinado aos gestores. Ele ajuda o trabalho interno do Tribunal, dá mais agilidade ao gestor e também apoia o controle social, permitindo à sociedade acompanhar o andamento das decisões”, explicou.

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar