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Estudantes participam de evento de lançamento de livros sobre educação patrimonial

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Parceria entre SEEDF, Instituto BRB e Iphan promoverá distribuição de livros para escolas públicas do DF

Por Lívia Barros, Ascom/SEEDF

 

 

Estudantes do Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga (CEMEIT) participaram nesta quinta-feira (5/9) do evento de lançamento da reedição dos livros “Arqueologia e os Primeiros Habitantes do Distrito Federal” e “Gabriel em Brasília“, no Parque Ecológico Saburo Onoyama. Cada aluno ganhou os dois exemplares e as escolas da rede pública irão recebê-los em suas bibliotecas.

 

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Instituto BRB e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e tem como objetivo reforçar o compromisso com a educação patrimonial, de acordo com os planos de trabalho estabelecidos entre os órgãos.

 

A escolha do local para o lançamento se deu em função da parceria entre a SEEDF, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (Sema) e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), que, juntas, desenvolvem o Programa Parque Educador, voltado ao fortalecimento das políticas de Educação Ambiental e Patrimonial.

 

Contemplar o meio ambiente é essencial para entendermos a sua importância, pois ele faz parte do nosso patrimônio. Atividades como essa nos faz pensar fora do senso comum. Sair da sala de aula e aprender na prática é enriquecedor e o que queremos é que os estudantes reproduzam o que aprenderam aqui hoje para seus familiares e colegas“, comentou a diretora de Educação em Tempo Integral da SEEDF, Érica Soares Martins.

Importância

 

Leandro Grass, presidente do Iphan, explicou que o objetivo do evento é promover uma consciência dos estudantes sobre o significado de patrimônio e a importância dele na vida de todos. “O nosso papel é preservar o patrimônio cultural brasileiro. O patrimônio cultural parece uma coisa muito rebuscada, difícil, mas está na nossa vida o dia inteiro, todos os momentos a gente está se relacionando com ele. O patrimônio é o que é importante para a gente, é o que tem valor para nós. E o patrimônio cultural é aquilo que tem valor na nossa cultura, que nos representa”, comenta.

 

Os estudantes participaram de uma trilha pelo parque acompanhados das professoras do programa Parque Educador e participaram da cerimônia da entrega dos livros. “Achei muito importante esse evento para nos tirar da sala de aula e nos levar para o externo, para vermos a fauna, as plantas. Fora que aprender na prática é muito interessante”, comentou Matheus de Oliveira Carvalho, 18 anos, estudante do CEMEIT.

As obras

 

O livro “Arqueologia e os Primeiros Habitantes no Distrito Federal“, escrito pela arqueóloga Margareth de Lourdes Souza e publicado pelo Iphan, é um recurso valioso e acessível, desenvolvido especialmente para apoiar os professores da rede pública. A obra aborda, de maneira didática, desde conceitos gerais (como a definição de arqueologia e o trabalho dos arqueólogos) até temas específicos relacionados ao Distrito Federal, incluindo as pesquisas realizadas na região e os diversos sítios arqueológicos ali encontrados.

 

Já “Gabriel em Brasília” é uma narrativa divertida e lúdica. As ilustrações e os traços que a acompanham são uma parte importante da narrativa e nos ajudam a entender que Brasília é tanto bela quanto histórica, tanto atual quanto poética, sutil e moderna, ao seu modo. O livro acompanha a jornada de um jovem em busca de sua identidade e de uma conexão mais profunda com seu país.

 

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

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