24.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalEducaçãoEstudantes eleitos nas escolas do DF são diplomados

Estudantes eleitos nas escolas do DF são diplomados

Publicado em

Alunos participaram de iniciativa que simula uma eleição geral

Da Redação, Ascom/SEEDF*

 

 

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) promoveu, na manhã desta terça-feira (21), a diplomação dos partidos, chapas e presidente do Folclore vencedores da edição 2023 dos programas Eleitor do Futuro e Políticos do Futuro. No evento, alunos da rede de ensino pública e privada do Distrito Federal participaram do último ato da iniciativa que simula os procedimentos das eleições gerais e é reconhecida nacionalmente como o projeto social de maior capilaridade na Justiça Eleitoral brasileira e adotada como modelo de boas práticas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

O programa de Formação de Políticos do Futuro é um projeto do TRE-DF que ajuda a preparar jovens estudantes do Ensino Médio do Distrito Federal (1ª a 3ª séries) a atuarem de forma consciente como eleitores, candidatos e/ou detentores de cargos eletivos.

 

O programa visa a formação de jovens lideranças e o fortalecimento democrático, por meio da inserção de conteúdos programáticos e de temas específicos relacionados aos processos democráticos, ao exercício pleno da cidadania, às características da organização político-administrativa do Estado brasileiro, aos diversos níveis e esferas do governo e suas competências, às características do sistema eleitoral, e, ainda, ao esclarecimento quanto aos instrumentos de controle social e de fiscalização existentes e de como podem ser exercidos.

 

A formação de jovens lideranças ocorre por meio da eleição de grêmios estudantis nas unidades escolares que ofertam Ensino Médio, com o uso de urnas eletrônicas, cuja culminância é a diplomação dos jovens eleitos pelo TRE-DF.

 

Estiveram presentes na solenidade o presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati, o diretor da Escola Judiciária Eleitoral, desembargador Renato Coelho e a subsecretária de Educação Básica do Distrito Federal, Iêdes Soares Braga, no ato representando a secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá.

 

Também participaram a professora executora titular do Termo de Cooperação do Programa Eleitor do Futuro na Secretaria de Educação, Márcia Garcia; a professora executora suplente do Termo de Cooperação do Programa Eleitor do Futuro na Secretaria de Educação, Ana Paula Oliveira e a professora executora titular do Termo de Cooperação do Programa de Formação de Políticos do Futuro na Secretaria de Educação, Vânia da Costa e o secretário da Escola Judiciária, Ronaldo Franco.

 

A cerimônia

 

Após a execução do hino nacional, o Presidente da Corte, desembargador Roberval Belinati, realizou a abertura oficial do evento, destacando a importância da educação na vida de crianças e adolescentes e ponderou que a cidadania e a democracia devem ser exercidas em todas as fases da vida: “Vocês não são o futuro do país: vocês são o presente e devem se preparar desde já para votarem e serem votados.”, frisou Belinati.

 

O diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), desembargador Renato Coelho, fez um balanço dos programas de cidadania promovidos pela Escola em 2023, momento em que 65 escolas públicas e privadas participaram com mais de 23 mil alunos. O magistrado  agradeceu ao presidente do Tribunal e à Secretaria de Educação pelo apoio, bem como a todos os professores e alunos participantes.

 

A subsecretária de Educação Básica, Maria Iêdes Soares, reforçou a importância dos programas da EJE na formação de crianças e jovens, e ressaltou que a cooperação entre a Secretaria de Educação e o TRE-DF é um elo essencial para o seus funcionamentos: “A ideia é ampliar o acordo trazendo a Secretaria de Justiça e Cidadania para colaborar também”, afirmou a professora.

 

*com informações do TRE-DF

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar